Um ponto estratégico para a Qualidade de nossos produtos, é com certeza a Qualidade da matéria prima, hoje não se fala em apenas comprar e sim conhecer o que se compra, pois em um mundo globalizado, com informações em diversas plataformas, a Qualidade do fornecedor com certeza é chave para o sucesso concreto para muitos cliente. Então ao desenvolver um fornecedor se torna primordial sua avaliação em todos os critérios de controle, tais como:

Empresa certificada?

A maioria das empresas que atendem um certificação, exigem que seu fornecedor seja também certificado, para que as duas partes atendam por igual o mesmo foco, ou seja Qualidade nos produtos e serviços.

Como é seu processo produtivo?

Avaliar como se inicia o processo de desenvolvimento e como é de fato seguro as operações, tendo como foco o atendimento aos requisitos do cliente, pois diversos produtos, tende a sofrer variações e modificações durante seu processo de produção, entendendo que seu cliente queira o que pediu, busque saber quais as inspeções e controle usados.

Suas normas de segurança?

Qual o atendimento de seu fornecedor com relação a segurança de seus colaboradores, tendo em vista que é necessário, a orientação e também verificar se a área produtiva tem estrutura adequada e ou atende certa política de segurança.

Atendimento ao meio ambiente

Como é tratados os resíduos das operações, e como se destaca a busca de seu fornecedor no desenvolvimento de ações que minimizem o impacto ambiental, fator este que será muito considerado nos próximos anos e décadas.

Prazo de entrega

Certamente você já ouviu falar em, Qualidade e prazo de entrega é o nosso lema, pois bem, jamais alguma empresa irá contra este foco, levando em consideração que se deve avaliar seu fornecedor, buscando saber qual sua assiduidade com seus prazos, pois como estamos falando de matéria prima, jamais podemos deixar um processo parado por falta da mesma, então realize seu controle baseado neste item, que é muito importante para o desenvolvimento de sua Qualificação.

Controles de garantia sobre processos de manufatura

O controle com certeza é uma questão primordial, pois não se imagina um processo de produção sem controle, então certifique-se que a matéria prima utilizada é certificada e se não, qual a sua fonte e composição, sem esquecer que os colaboradores devam ter de forma continua, treinamentos na busca de sua Qualificação.

Atendimento a reclamações de cliente

Com certeza muitos conhecem e poucos o fazem, pois responder ao cliente, que seu processo errou, é difícil, mas identifique se seu fornecedor tem esta preocupação, e tratar as não conformidades na busca do desenvolvimento de seus processos e na solução de problemas, como forma de segurança emita uma RNC - Relatório de não Conformidade para que seu fornecedor responda como foi avaliado e tratado.

Pois bem, é claro que este assunto é muito mais amplo e exige uma abrangência maior, no próximo artigo estarei identificando pontos que seu controle deva considerar, para que este processo de fornecimento flua com mais tranqüilidade.