Segundo o ranking do site DistroWatch, as três distribuições Linux mais populares do momento são: Ubuntu em primeiro lugar, projeto mantido pela Canonical, em segundo a distrô openSUSE, patrocinada pela Novell e logo após a Mint, distribuição baseada no Ubuntu, que destaca-se principalmente por seu diferenciado visual. É verdade que estar bem postado pode interferir na preferência de novos usuários ou curiosos, mas seria injusto considerarmos simplesmente como um fenômeno o sucesso de Ubuntu. Sua média de 2.300 downloads no último ano é reflexo de uma gama de fatores, como sua excelente e intuitiva home page, a intensa dedicação da comunidade junto ao projeto, o método de distribuição (por mirros ou solicitação de mídias, tudo gratuitamente), a interação do sistema com o usuário, desde o primeiro momento, até a instalação concretizada, são alguns dos importantes detalhes a se considerar.

Um fator em comum dentre as distribuições melhores classificadas, é o foco no usuário de ambiente desktop, sistemas que, pela sua facilidade de instalação e uso, tenham uma aceitação maior pelos usuários Windows ou Mac. Assim fica fácil então entender a grande diferença entre o Ubuntu ser o 1º no ranking da DistroWatch, enquanto CentOS (derivado da Red Hat, voltada ao ambiente servidor) e Slackware (uma das mais antigas distribuições ativas, porém, indicada aqueles que possuem um conhecimento mais avançando em sistemas Unix/Linux ) estarem apenas na 10ª e 13ª posição respectivamente. A migração para ambiente desktop cresce a cada ano, é uma tendência que aproveita-se também da baixa popularidade do Vista e do alto custo do Mac e suítes de softwares proprietários.

Particularmente, testei diversas distribuições, e minha opinião é que não há nenhuma melhor do que aquela que seja mais conveniente às suas necessidades. Existem diversas alternativas, tanto para Pcs, servidores, netbooks, embarcados, etc. Infelizmente o projeto Kurumim NG foi descontinuado, mas existem outros ativos no Brasil como o Big Linux, excelente para computadores domésticos e o Poseidon, ideal para quem trabalha com softwares científicos, desenvolvido inicialmente por um grupo de alunos do curso de Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG), hoje conta com colaboradores no mundo inteiro. Enfim, você é livre para escolher.