A maior falha de segurança na tecnologia é o usuário. Você pode achar que não, mas o uso inadequado de computadores pode abrir brechas que você não imagina.

Usar a internet em lan houses pode ser perigoso. Primeiramente a rede é publica, e pode muito bem estar sendo "snifada" e obter dados sigilosos que você preenche ao usar o computador, segundo que os computadores são utilizados por diversas pessoas diariamente, e ao você acessar geralmente para facilitar o acesso você pode acabar gravando senhas e nomes de usuário por costume de utilização em sua máquina pessoal, assim o próximo usuário pode acessar a conta de algum local onde você acessou. Ao fazer ela pode se passar por você, ou pegar suas informações e utilizá-las contra você.

Posso utilizar site de bancos em lan house?

Prefira não o fazer. Use somente em casos de emergência extrema. Como dito acima, você não sabe o nível de segurança em que a lan encontra-se. A segurança dos bancos é grande, utilização de applet Java é uma forma de proteção, pois o applet é executado no cliente após ser carregado, é por este motivo que toda vez que abre um site que utilize applet você precisa esperar ele carregar.

E o uso do applet como pode proteger? Ao ele ser carregado você o executa em seu computador, e não no servidor como um campo de texto qualquer. Ele é um programa que roda a aplicação em sua máquina, como qualquer outro programa (MSN,cliente de e-mail), assim quem tenta monitorar o que você preenche no browser não conseguirá monitorar o que você preenche no applet.

Senhas:

É aconselhável renovar as suas senhas periodicamente, este é um dos principais meios de proteção. Alguns hackers utilizam programas que quebram a senha por tentativas de uso, os softwares ficam testando até que conseguem o resultado, se você trocar periodicamente as senhas será mais complicado de eles descobrirem.

Para criar uma senha que seja considerada "forte" sugiro que utilize o maior número de caracteres diferentes possíveis, dentre eles, números, letras e se possível caracteres especiais. Nas letras é aconselhável que alterne entre maiúsculas e minúsculas, desta forma, será quase impossível de sua senha ser descoberta por programas de quebra de senha por tentativas.

Backup dos dados:

Outro item importante é o backup constante. Tenha esta regra como prioridade em um dia de sua semana, somente quando perder seus dados você dará importância ao backup. Não deixe que isto aconteça, previna-se.