Fundamentos do Design - Parte 02 - Princípos

Os 4 princípios básicos para um design de sucesso.

Por | @DanielPaulinoS Softwares
Olá gente! No artigo anterior (Fundamentos do Design - Parte 01) comecei a mostrar um pouco sobre o assunto que irei continuar agora.

Mostrei que para um design de sucesso existem 4 princípios básicos, os mesmos que irei falar agora sobre cada um.

Fundamentos do Design - Parte 02 - Princípos

1- Proximidade: Este primeiro principio faz realmente nosso trabalho ficar mais enxuto, pois de acordo com o mesmo todos os itens que estão relacionados entre si devem estar agrupados para formar um trabalho com um visual mais coeso.

2- Alinhamento: Aqui por si só o próprio nome já diz tudo. Se quisermos um trabalho mais “limpo” é aqui que deveremos prestar atenção e nos preocupar como estão distribuídos os elementos no nosso trabalho.

3- Repetição: Aqui diz que nos não devemos jogar aleatoriamente no trabalho um monte de coisas que não fazem sentido entre si. Todos nos sabemos que o que nos é repassado com mais freqüência é mais bem assimilado. No design é igual, a repetição torna nosso trabalho mais unificado. Mas... Cuidado excesso de itens repetidos pode transformar seu trabalho num verdadeiro carnaval.

4- Contraste: Quando falo de contraste muito vão logo lembrar de cor, mas, falo no geral. Contraste de cor, tamanho, textura, enfim, tudo o que forma teu trabalho. Este principio nos mostra o quanto é importante a diferenciação dos objetos que formam o trabalho, e como nos ensinam os vários colaboradores do CorelDRAW® como por exemplo a gordongroup não economize nos contrastes, eles devem ter uma diferença entre elementos de 180º.

Essas são apenas algumas explicações superficiais sobre estes tão famosos pontos que devemos prestar atenção ao criar, outra coisa que não devemos esquecer são as grades e a utilização de fontes (tipos), mas, é assunto pra outra hora.

Bem gente, espero ter explicado de forma mais clara neste artigo como podemos utilizar estes princípios para melhorar nosso trabalho e assim fazermos valer nossa profissão de design.

Mais sobre: design principios fnudamentos
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo