A pergunta mais impertinente e a primeira que se deva fazer é: Sobre o que eu escreverei? Outra pergunta: Eu sei escrever? Hoje a internet vive um momento tão intenso que são milhares de blogs diariamente criados, assim como milhares deles são deixados ao vento sem sequer uma visita de seu criador.

Sobre o que escrever?É uma pergunta difícil de responder. Pergunte-se sobre o que você mais busca na internet. Este conteúdo buscado você teria condições de expor suas idéias, teria alguma experiência para falar do assunto sugerido? Eu sempre fui "caidinho" por tecnologia, amante do assunto, diria quase um "nerd", compro alguns brinquedos tecnológicos interessantes que auxiliam o meu dia-a-dia. Como amo este assunto, tento expor as experiências vividas em meus sites. Hoje penso que escrevo razoavelmente, pelo menos até agora você está entendendo o que venho lhes demonstrando, quando iniciei a Oficina da Net meus primeiros artigos e matérias eram nada atrativos a meu ponto de vista. Com o passar do tempo, fui adquirindo alguma experiência com base em muitas leituras que pratico todos os dias, sejam elas técnicas ou literárias.


Penso que o melhor que tens a fazer é escrever sobre o que gosta. Somente assim você terá uma vontade extra de criar e criar. Seu blog terá mais sentido para você se o assunto escolhido fizer parte de seu cotidiano.

Poderia eu escrever em um blog?Muitos e muitos escrevem por escrever, mas saiba que para ter uma boa credibilidade e conseguir uma audiência razoável é preciso teclar muito. Como tudo o que se faz na vida, escrever é algo que se adquire com muita prática e dedicação. A leitura é uma ótima aliada a escrita. Ler livros, jornais, revistas sites editoriais e blogs renomados podem ser uma boa forma de aprender a escrever.

Com a educação pública precária em que vivemos dificilmente algum aluno que não se esforce muito além do que é pedido em aula saberá escrever uma redação corretamente. Seguidamente vemos por aí as "pérolas do Enem ano 2000 e reticências" com absurdos escritos e respondidos. O aluno que estuda em uma escola pública tem muito menos chance de passar em um vestibular público que um aluno de escolas particulares, salvo os realmente esforçados. O ponto deste artigo não é este, mas se você é um aluno de escola pública sabe de que estou falando e o culpado disto não é somente você. O que fazer para melhorar? Leia muito e pratique a sua escrita. Quanto mais escrever e ler mais terá ânimo para fazê-lo, e cada vez irá quer ler, torna-se um vício e este com certeza é benéfico.

O abandono dos criadores:Assim como milhares de blogs são criados, milhares são deixados ao vento. O tempo é para a maioria das pessoas algo tão precioso que não se pode desperdiçar sequer um segundo, então como proceder para manter o blog atualizado? Crie rotinas de atualizações. Quem disse que o blog precisa ser diariamente atualizado?

Rotina de atualizações:
Nossa vida corriqueira, tão presa ao relógio e as programações diárias faz com que você sequer tenha tempo para realizar tarefas pessoais, sendo assim como vai ter chance de atualizar seu blog? É a rotina de atualizações pode se tornar uma parte integrante de sua programação semanal. Escrever de dois a três vezes por semana já é atualização constante, e fará com que seus usuários as esperem de forma ansiosa.

Seja inesperado, faça com que os navegantes de seu site tenham motivo para voltar na próxima atualização e continuar a ler a sequência do texto publicado na semana que passou.