a) Logotipo transmite uma idéia errada, pois conceitualmente não está ligado ao negócio que representa.



Um logotipo, por ser uma representação visual, deve sempre estar ligado ao negócio que representa, transmitindo as idéias do produto ou serviço.

b) A leitura está dificultada, não possibilitando de forma clara a leitura do nome da marca.



Quando o logotipo for baseado em texto, utilize fontes onde seja possível a leitura a partir de qualquer distância.

c) O desenho denota amadorismo, é primário, não transmite segurança nem a idéia do que está relacionado.



A idéia é a parte principal na criação de um logotipo, procure fazer com que o mesmo represente de forma fiel a idéia, mesmo que seja um logotipo simples.

d) Excesso de elementos, dificultando a leitura, memorização e reprodução.



Em uma identidade visual, "menos é mais", ou seja, quanto menos elementos você utilizar mais fácil será a assimilação e entendimento do seu logotipo.

e) Linhas e espaçamentos muito finos. Não podem ser vistos a distância e tem sua legibilidade dificultada.



Evite linhas finas demais e espaçamentos estreitos, isso dificulta a visualização do logotipo em uma distância maior. Um logotipo que pode ser visto por mais tempo (uma distância maior) tem maiores chances de ficar na memória do público.


f) Letras desenhadas ou estilizadas em excesso, o que dificulta a leitura.



Economize nos desenhos e estilização das fontes. Prefira textos com fontes mais básicas, que facilitem a leitura. Se o público não consegue ler ou entender o que o seu logotipo quer dizer em um primeiro momento, pode ser que ele não volte a ser analisado como deveria ser.

g) Mistura entre as partes positivas e negativas do logotipo, causando um desequilíbrio ótico.



Evite misturar as partes negativas e positivas do logotipo, isso causa um cansaço visual e faz com que o seu logotipo seja visualizado por menos tempo.

No próximo artigo vamos ver o que não fazer na criação de um símbolo.

Até o próximo artigo!