Publicidade na Internet: A Grande Vitrine

A internet é hoje a grande vitrine da publicidade, gerando resultados muito positivos e satisfatórios. Mas ela não faz publicidade sozinha, os usuários da internet é que são os grandes responsáveis pela proliferação da publicidade, ela é apenas o meio para se colocar a informação (propaganda) ao alcance de muitos, ou senão de todos.

Por | @jonathanlamimkt Marketing Digital
A propaganda é a alma do negócio, essa frase é muito utilizada, e é a mais pura verdade. Sem propaganda não se chega a lugar algum no setor comercial, independente da área em que a empresa atue.

A internet é hoje a grande vitrine da publicidade, gerando resultados muito positivos e satisfatórios. Mas ela não faz publicidade sozinha, os usuários da internet é que são os grandes responsáveis pela proliferação da publicidade, ela é apenas o meio para se colocar a informação (propaganda) ao alcance de muitos, ou senão de todos.

A maior parte dos usuários da internet freqüentam as famosas redes sociais (Orkut, myspace, facebook, entre outras) e é nesse meio que a publicidade mais cresce e apresenta os melhores resultados. Mas por que será que a publicidade é tão forte nas redes sociais? Simples, porque nelas existe uma interação entre os usuários, conteúdos interessantes e de qualidade são divulgados por todos e a cada dia que passa a quantidade de pessoas aumenta, conseqüentemente aumentando o tráfego de informações.

Os números são tão positivos que grandes séries de TV, como ?Heroes? já conta com episódios na internet. Outro resultado expressivo da eficácia da publicidade na internet é a eleição do presidente americano Barack Obama, o primeiro presidente negro da história dos EUA. Aproximadamente 33% da campanha de Barack Obama foi financiada por doações de pequenos valores, feitas por eleitores através da internet.

Algumas marcas de sucesso também apostam na publicidade feita pela internet. A Renault, fabricante de veículos automotores, fez o pré-lançamento do modelo Sandero Stepway na internet, através de dois blogs, entre os meses de agosto e outubro deste ano.

Outra empresa que usou e vem usando a internet é a Ramarim, fabricante de sapatos. Ela desenvolveu um aplicativo para ser instalado no Orkut, onde o usuário escolhe um determinado modelo de calçado e indica para amigos. Cada indicação vale 1 ponto e se o amigo der uma nota para o modelo quem indicou ganha mais 3 pontos. Esses pontos são totalizados e a cada 15 dias o maior pontuador ganha um dos calçados da sua lista de favoritos. Essa promoção pode ser vista em www.ramarim.com.br/promocao-orkut e valerá até o dia 15 de dezembro.

Fazer publicidade na internet não é apenas colocar uma propaganda da empresa em um ou dois sites, em algumas redes sociais, um vídeo institucional no YouTube ou qualquer outra coisa, mas sim fazer com que essa publicidade seja vista pelo maior número de pessoas e que essas pessoas entendam a importância da sua empresa para o mercado nacional, ou até mesmo mundial, e continuem a propagar a sua empresa junto aos seus contatos.

Para que você tenha uma idéia do fluxo de acessos em algumas redes sociais, para poder ver o potencial da propaganda online, analise os números abaixo:

53,86% é o total de usuários brasileiros do Orkut
3 bilhões de imagens no Flickr até janeiro
80 mil trabalhos postados diariamente no deviantArt
236 milhões de visitantes por ano no Digg
3,2 milhões de visitantes por mês no site do LinkedIn
16,3 milhões é o número de contas existentes no LiveJournal
79 milhões de usuários visualizaram vídeos no YouTube em janeiro deste ano

Vendo esses números é possível ter uma idéia do quanto uma campanha publicitária feita na internet pode dar resultados e alavancar a empresa. Não perca tempo, comece já a planejar a publicidade online da sua empresa e colha os frutos de uma mídia que está em constante crescimento.

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