A pergunta que esta no ar hoje em dia é como inserir minha empresa das Redes Sociais e se Campanhas de Social Mídia realmente funcionam.



Bom hoje em dia agente vê a quantidade de clientes que querem ter seus nomes divulgados nas redes Sociais, mais ai vem a pergunta qual a importância dessas redes para o cliente e qual retorno pode conseguir nestas redes?

Eu vejo que hoje em dia não basta apenas criar um perfil em Social Mídia para tentar divulgar uma marca. Agente tem que olhar o quadro todo e ver com qual objetivo vai entrar em uma Rede Social, tentar se focar em uma de cada vez de acordo com o objetivo. Se for um cliente de Noticias e quiser criar um usuário no Link, Dhitt e outros do tipo e lançar noticias toda hora pode ser uma boa iniciativa, pois as pessoas estariam vendo o quanto eles "se preocupam com elas, pois estão sempre querendo deixar elas bem informadas", ao contrario de criar um perfil no Orkut para o mesmo cliente de noticias que não faria diferença alguma.

Temos que começar a olhar as redes sociais de outra maneira, parar de olhar pelo lado de SEO apenas para conseguir Links e sim começar a olhar como o rosto da empresa para os usuários. Ainda não tenho como afirmar para vocês a maneira certa de participar de cada Social Mídia o que realmente funciona, se é Post Patrocinado, Propagandas em portais, Perfis fake, Criação de blogs, patrocínio em Podcast’s entre as outras infinitas possibilidades que encontramos na Internet. Porem uma certeza eu tenho temos que tentar na rede está na hora de começar a lançar estratégias e descobrir qual o caminho certo.

Cada cliente deve ser explorado de sua forma e pode variar muito o local que ele utilizara para isso. Um Cliente pode se da muito bem com um perfil no orkut, para outro pode ser apenas mais um entre milhões. Um cliente de carro como diria Danah Boyd mãe das redes sociais à época negócios é muito fácil fazer um vídeo de lançamento de um carro, test drive ou qualquer coisa do tipo fazer sucesso no Youtube, mais agora e um cliente de sabão? A onde inserir? Como? Qual objetivo? Tudo isso requer muito planejamento e experiência, estudar essa nova tendência mais se agente não tentar não vamos sair do lugar.

Criar um Blog, Fazer um Perfil no Orkut funcionam? Sim, funciona porem tem que ser feitos da maneira certa e dar aquilo que o usuário quer, diálogo, interação e criatividade. Caso contrario não vamos conseguir nenhum "saldo positivo" para empresa.

Um grande case de rede social é o caso da Mary Jane, sim aquela marca de roupa para Skate, eles investiram em social mídia e deu muito certo. Começaram com a criação de um site e de uma personagem, que tem o mesmo nome da empresa Mary Jane, hoje ela é a febre das adolescentes, tem seu próprio blog e perfil no orkut a Mary Jane é muito popular e fez aumentar as vendas em mais de 150% tudo com trabalho online. Agente vê a necessidade das pessoas se relacionarem com alguém na internet, em seu blog Mary Jane posta como se fosse uma pessoa normal, falando de sua vida e do que anda fazendo.

O começo de um dos post’s dela:
“Ontem aconteceu uma coisa bem legal! Lembram do Zebra? o gatinho que fiquei no campeonato de skate? Então, consegui o e-mail dele e o adicionei no MSN! Não demorou nada para ele aceitar e faz uns dias que estamos trocando idéias pelo micro, adoro!!! Ele é muito fofo, gosta de conversar e falar besteiras. Fica perguntando tudo sobre mim, morro de vergonha, soube que ele já me conhecia, (afinal tenho uma certa fama, hehehe) e tinha curiosidade para saber como sou. Querido, né?”

Isso pode parecer besteira, mais já parou para imaginar o tanto de retorno que isto causa? Segue agora alguns comentários das meninas no blog da Mary Jane:

tatá diz:
mary vc é minha melhro amiga”

thayna diz:
Oi Mary Jane te amo muitoooooo!!!-------------> s2<--->S2<----------------^.^BjoOoKaAaAaSsSs^.^”

Nadine diz:
Oiiee Mery Jenes estou fazendo coleçao das tenis vou ganhar um no Dia 15/11 e o meu niver 13 aninhos *bjkas da Nanazinha*”

vah 100 mary jane
oiiiiiiiii,mary!sou louka por vc! adoro todos os seus produtos e inclusive tenho um mary jane secrets! beijusssssssssss! by!”

Como agente consegue ver, quando bem feito uma ação de Social Mídia tem muito efeito, basta descobrir o caminho de como fazer e isso meus amigos, vem com a prática e experiência. A Mary Jane tinha um perfil no Orkut que no final de 2007 foi deletado milhares de meninas ligaram na empresa desesperadas com o que aconteceu e a empresa retornou com um novo perfil no Orkut, nesse qual divulga seus produtos e faz muito sucesso entre as meninas.

Autor: Vinicius Zimmer