Esta talvez possa ser a sua grande dúvida na hora de iniciar a monetização de seu site/blog. Qual o melhor tipo de banner para expor em seu site?

Com alguma experiência que já tenho de utilizar o adsense, vejo que a escolha de determinada mídia a ser exposta vai de acordo com a página que você demonstrar. Primeiramente você deve focar no que você pretende atingir com o seu site/blog, pense que para você obter lucros com ele, é necessário ter acessos, portanto, qual a hora ideal para começar a monetizar sua página?

Leio muito o fique-rico, do amigo Paulo, as dicas e informações que ele repassa são de muita ajuda para quem quer estudar sobre monetização. Segundo o artigo dele, a melhor hora de monetizar seu site é quando você já conseguiu atrair alguns acessos. Alguns entenda-se pelo menos mais de 200 por dia. E não espere ficar rico com 200 acessos por dia, pois este número é muito baixo para seus anúncios renderem algo.



Mas bem, mais informações sobre quando começar a monetizar o seu blog, acesse o link acima, como dizia, conforme a página que você for exibir certo banner se encaixa melhor que outros, por exemplo, no meio de texto expor banner contextualizado (somente texto) é uma boa jogada, pois há muito mais chance de haver cliques pelo fato dos links se parecerem com os links de seu site. Imagine no meio de seu texto um banner do tamanho 468x60 em forma de imagem, seu visitante certamente o verá como sendo publicidade, já com os anúncios contextualizados ele se parece com conteúdo do seu site e conseqüentemente atrai o usuário a clicar.

Tornar o banner parte integrante do seu conteúdo é uma tática interessante a usar, porém, não tente esconder o banner para atrair cliques. Lembre-se que o foco de seu site, é o visitante acessar para ler as informações ou interagir com o que você expõem, e não ele acessar para clicar em seus anúncios, o clique é conseqüência e deve ser feito de forma espontânea pelo visitante.

O banner 728x90:
Este banner se você já o usou como contextualização deve ter reparado de não obter muitos cliques, pelo menos foi assim comigo. No momento em que o troquei para apenas exibir anúncios gráficos, o retorno foi surpreendente, na Oficina da Net o banner obteve sempre um alto valor no clique. Porém, como são exibidas muitas propagandas de empresas diferentes, nem todas elas pagam o mesmo pelo clique, e este fator é influenciado também pelo conteúdo exposto na página atual. Em resumo, por minha experiência o uso de anúncios gráficos teve retorno muito maior que o contextualizado.

Segundo o blog do adsense, a melhor forma de exibição é o formato misto, que o próprio programa irá decidir qual banner será exposto pelo valor do "leilão" do clique.
Eu discordo, e prefiro a utilização que se encaixe com a área a ser exibida.

O que quero que você entenda é que a exibição dos banners deve ser de acordo com a página a ser exibida, o enfoque de exibir a mídia deve ser encaixado no seu layout, e se tornar parte integrante do mesmo. Não faça com que ele seja um empecilho na navegação de seu site.

Comentem as suas experiências...