- Comunicação à Organização, da importância em atender aos requisitos dos clientes, como também aos requisitos regulamentares e estatutários;
- Estabelecimento da Política da Qualidade;
- Garantia de que os Objetivos da Qualidade, são estabelecidos;
- Condução de Análise crítica pela Direção;
- Garantia da disponibilidade de recursos.
- Foco no cliente.
A Direção deve assegurar que os requisitos do cliente são determinados e atendidos com o propósito de aumentar a Satisfação do cliente.
Politica da qualidade
A Direção deve assegurar que a Política da Qualidade:
- É apropriada aos propósitos da Organização;
- Inclui o comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do SGQ;
- Proporciona estrutura para o estabelecimento e para análise crítica dos Objetivos da Qualidade;
- É comunicada e entendida por toda a Organização; e
- É analisada criticamente para manutenção de sua adequação.
Objetivos da qualidade
A Direção deve assegurar que os Objetivos da Qualidade, incluindo aqueles necessários para atender aos requisitos do produto, são estabelecidos nas funções e nos níveis pertinentes da Organização.
Os Objetivos da Qualidade devem ser mensuráveis e coerentes com a Política da Qualidade
Planejamento do SGQ
A Direção deve assegurar que:
- O Planejamento do SGQ é realizado de forma a satisfazer aos requisitos gerais desta Norma, bem como aos Objetivos da Qualidade;
- A integridade do SGQ é mantida quando mudanças no SGQ são planejadas e implementadas.
Responsabilidade e autoridade
A Direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades são definidas e comunicadas na Organização.
Representante da Direção
A Direção deve indicar um membro da Organização que, independentemente de outras responsabilidades, deve ter responsabilidade e autoridade para:
- Assegurar que os processos necessários ao SGQ sejam estabelecidos, implementados e mantidos;
- Relatar à Direção o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria; e
- Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente, em toda a Organização.
A Direção deve assegurar que os Objetivos da Qualidade, incluindo aqueles necessários para atender aos requisitos do produto, são estabelecidos nas funções e nos níveis pertinentes da Organização.
Os Objetivos da Qualidade devem ser mensuráveis e coerentes com a Política da Qualidade
Planejamento do SGQ
A Direção deve assegurar que:
- O Planejamento do SGQ é realizado de forma a satisfazer aos requisitos gerais desta Norma, bem como aos Objetivos da Qualidade;
- A integridade do SGQ é mantida quando mudanças no SGQ são planejadas e implementadas.
Responsabilidade e autoridade
A Direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades são definidas e comunicadas na Organização.
Representante da Direção
A Direção deve indicar um membro da Organização que, independentemente de outras responsabilidades, deve ter responsabilidade e autoridade para:
- Assegurar que os processos necessários ao SGQ sejam estabelecidos, implementados e mantidos;
- Relatar à Direção o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria; e
- Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente, em toda a Organização.
A Direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades são definidas e comunicadas na Organização.
Representante da Direção
A Direção deve indicar um membro da Organização que, independentemente de outras responsabilidades, deve ter responsabilidade e autoridade para:
- Assegurar que os processos necessários ao SGQ sejam estabelecidos, implementados e mantidos;
- Relatar à Direção o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria; e
- Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente, em toda a Organização.
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