A Direção deve fornecer evidência do seu comprometimento com o desenvolvimento e com a implementação do SGQ e com a melhoria contínua de sua eficácia, mediante:

  • Comunicação à Organização, da importância em atender aos requisitos dos clientes, como também aos requisitos regulamentares e estatutários;
  • Estabelecimento da Política da Qualidade;
  • Garantia de que os Objetivos da Qualidade, são estabelecidos;
  • Condução de Análise crítica pela Direção;
  • Garantia da disponibilidade de recursos.
  • Foco no cliente.


A Direção deve assegurar que os requisitos do cliente são determinados e atendidos com o propósito de aumentar a Satisfação do cliente.

Politica da qualidade


A Direção deve assegurar que a Política da Qualidade:

  • É apropriada aos propósitos da Organização;
  • Inclui o comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do SGQ;
  • Proporciona estrutura para o estabelecimento e para análise crítica dos Objetivos da Qualidade;
  • É comunicada e entendida por toda a Organização; e
  • É analisada criticamente para manutenção de sua adequação.


Objetivos da qualidade


A Direção deve assegurar que os Objetivos da Qualidade, incluindo aqueles necessários para atender aos requisitos do produto, são estabelecidos nas funções e nos níveis pertinentes da Organização.

Os Objetivos da Qualidade devem ser mensuráveis e coerentes com a Política da Qualidade

Planejamento do SGQ


A Direção deve assegurar que:

  • O Planejamento do SGQ é realizado de forma a satisfazer aos requisitos gerais desta Norma, bem como aos Objetivos da Qualidade;
  • A integridade do SGQ é mantida quando mudanças no SGQ são planejadas e implementadas.


Responsabilidade e autoridade


A Direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades são definidas e comunicadas na Organização.

Representante da Direção


A Direção deve indicar um membro da Organização que, independentemente de outras responsabilidades, deve ter responsabilidade e autoridade para:

  • Assegurar que os processos necessários ao SGQ sejam estabelecidos, implementados e mantidos;
  • Relatar à Direção o desempenho do SGQ e qualquer necessidade de melhoria; e
  • Assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do cliente, em toda a Organização.