Mapeamento de processos

Conjunto de atividades sistematizadas.

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OBJETIVOS

atribuir responsabilidades;

- Identificar atividades fragmentadas por diversos departamentos ou ?reas,  as quais devem ser reagrupadas;

- Determinar atividades repetitivas sem valor agregado ou que n?o possuem cliente,as quais devem ser eliminadas;
  
- Identificar desperd?cios, gargalos,burocracia, perdas de tempo, duplica?es e repeti?es, a fim de elimin?-los;

- Identificar tarefas que, mesmo acrescendo valor, podem ser simplificadas;

- Descobrir atividades auxiliares que n?o fazem parte da miss?o da empresa e que podem ser terceirizadas com vantagens
operacionais de qualidade e custo.

CONCEITO INTUITIVO DE PROCESSO

Isto implica em tr?s coisas:

1 - O que ser? transformado: ENTRADA (inputs);

2 - A transforma??o em si: PROCESSO;

3 - O resultado da transforma??o: SA?DA (outputs).

Portanto:

PROCESSO ? qualquer atividade que recebe uma entrada (input),agregando-lhe valor e gerando uma sa?da (output) para um cliente interno ou externo.

Os processos fazem uso dos recursos da organiza??o para gerar resultados concretos.

CONCEITO GERENCIAMENTO DE PROCESSO

? o conjunto de pessoas, equipamentos, informa?es, energia, procedimentos e materiais relacionados por meio de atividades para produzir resultados espec?ficos, baseados nas necessidades  e desejos dos clientes.

SUB DIVIS?ES DO PROCESSO

Macro-Processos:
Unidades de Neg?cios, filiais, etc...

Processos:
Oferta, Engenharia, Administra??o de Contrato, etc...

Sub-Processos:
Recebimento do Pedido, An?lise do Contrato, etc...

MISS?O  DO PROCESSO

A aplica??o do gerenciamento do processo exige uma precisa identifica??o de ?para que? e ?porque? o processo existe.

Os objetivos/miss?o dos processos devem estar alinhados com a miss?o/objetivos da organiza??o e deve existir complementaridade entre eles.

ESTRUTURA DA MISS?O  DO PROCESSO

Modo de A??o (fazer)
+
Complemento (O qu? e/ou quem)
+
Busca de diferencial colocado como desafio necess?rio ? satisfa??o do cliente (de que modo)

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Desidério
Desidério Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil www.qualidadebrasil.com.br
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