Viajar para outro país é sempre uma oportunidade para conhecer uma cultura diferente, experimentar novos sabores, visitar cenários únicos e voltar para casa com a mala cheia de lembranças.

Para quem está planejando a viagem por conta própria, alguns aplicativos podem ser de grande utilidade, seja na organização de documentos, no aprendizado de um idioma ou para manter a pontualidade nos voos.

Preparando a viagem

Geralmente, planejar uma viagem exige uma certa organização. São muitas as tarefas a serem realizadas: compras de passagens, vistos de entrada no país, reserva de hotel, bilhetes para atrações, seguro viagem, enfim. Para não se perder no meio de tanta coisa, a saída pode ser utilizar um app de lista de tarefas.

Existem dezenas de opções no mercado como Wunderlist e Todoist, além dos apps de notas que já vem no sistema operacional do smartphone. Ali, você pode anotar tudo o que é necessário para realizar sua viagem e dar "check" a cada tarefa concluída. Dessa forma, não tem risco de esquecer algum documento importante e só lembrar dele no aeroporto.

Outro item importante na fase de preparação da viagem é estudar um pouco do idioma do país de destino. Se você está indo para uma nação de língua inglesa, por exemplo, pode ser uma boa ideia fazer um curso de Inglês para Viagem. Entre os apps de aprendizado de idiomas, o app da Babbel se destaca pela dinâmica de ensino e pelas recomendações dos usuários.

Mesmo que seu destino seja um país que fale outro idioma, o inglês continua sendo interessante para viagens. Segundo a própria Babbel, o inglês é o idioma estrangeiro mais falado ao redor do mundo, seja nos aeroportos, nos hotéis, nos restaurantes ou mesmo nas atrações turísticas. Um pouco de conhecimento da língua pode deixar sua viagem mais agradável.

Durante a aventura

Quando a viagem finalmente começar, você pode aproveitar a tecnologia para ter menos preocupações. Se você tende a se esquecer de horários, faça o download do aplicativo da companhia aérea que você vai viajar. A maioria deles conta com configurações que permitem o envio de notificações e lembretes, para que o viajante não perca seu voo e tenha prejuízos.

Falando em prejuízos, aplicativos de finanças são fundamentais nas viagens para manter o controle de gastos, especialmente em países que a moeda é mais valorizada que o Real. Além disso, mantenha seus apps de banco atualizados para que seja possível agendar as contas que vão vencer durante suas férias, algo importante na hora de viajar para o exterior e evitar dificuldades.

Por fim, outro tipo de aplicativo que é interessante de manter instalado durante a viagem é de recomendação de lugares, seja restaurantes, eventos ou mesmo locais como hospital e delegacia de polícia. O AroundMe e o TimeOut City Guides cumprem bem essa tarefa. Você também pode utilizar apps de mapas que já vem instalados no smartphone.

Volta para casa

Depois de vários dias fora de casa, o cansaço pode ser grande e as horas de conexão maiores ainda. Por isso, a volta pode exigir recursos extras para que esta não seja a pior parte da viagem. Se ainda tiver dinheiro na carteira, que tal comprar o acesso à área VIP de uma companhia aérea no aeroporto? Geralmente, esse tipo de espaço é reservado somente para clientes premium ou usuários de determinado cartão de crédito, mas com o app LoungeBuddy é possível comprar sua entrada e aguardar o voo com bastante conforto.

Outra dica para passar o tempo é atualizar a leitura. Ao invés de comprar um livro no aeroporto, você pode baixar apps de leitura e ter acesso à uma enorme biblioteca. O Kindle é um bom exemplo desse tipo de aplicativo, que pode ser baixado em qualquer celular e permite que o leitor compre livros virtuais pelo site da Amazon e leia pela tela do smartphone ou tablet.

Quando você chegar em casa, pode descobrir que ganhou algumas milhas dos voos. Para manter tudo organizado existem os apps como o Award Wallet, que permitem registrar os programas que você faz parte e controlar o saldo de cada um.

Depois de aproveitar todos os momentos da viagem, a dica final é utilizar os apps de fotos e redes sociais para compartilhar as experiências com seus amigos e familiares, enquanto espera pela próxima viagem.