Nem sempre temos tempo para cuidarmos de nós mesmos. Com uma rotina corrida, esquecemos das recomendações médicas de fazer exercícios físicos - afinal, a preguiça de assinar um plano em uma academia e ir até ela também é enorme! Mas e se te dissesse que a Nike possui um aplicativo grátis de treinos que duram entre 5 e 30 minutos? Isso mesmo, esse é o Nike Training Club!

O Nike Training Club está disponível tanto para Android quanto para iOS. A versão exposta aqui é para iPhones. Segundo o site oficial da Nike, são mais de 185 treinos disponíveis no app, que podem ser encontrados por meio de três filtros prévios: grupo muscular, tipo de treino e equipamento.

Grupo muscular

Essa categoria é formada por três subcategorias: abdômen e tronco, braços e ombros e glúteos e pernas. Cada subcategoria possui diversos treinos diferentes que variam em tempo, intensidade e necessidade (ou não) de equipamentos. Na parte inferior dessa página é possível filtrar os exercícios exatamente por esses requisitos, como mostram as imagens abaixo.

Do lado esquerdo é possível ver os treinos disponíveis para abdômen e tronco. Ao clicar no
Do lado esquerdo é possível ver os treinos disponíveis para abdômen e tronco. Ao clicar no "Filtro" no canto inferior esquerdo, aparece a tela da direita, em que se pode filtrar os exercícios.

Tipo de treino

A segunda categoria disponível no Nike Training Club é o tipo de treino. Nele, existem outras subcategorias: resistência, mobilidade, força e Yoga. A escolha dos exercícios é exatamente igual à categoria anterior. É preciso apenas clicar na opção escolhida, ver os treinos disponíveis, filtrá-los se achar necessário e começar a atividade.

Nike Training Club oferece diferentes tipos de treino.
Nike Training Club oferece diferentes tipos de treino.

Equipamento

Muitas vezes achamos que não é possível treinar em casa já que não temos equipamentos como em uma academia. Mas isso não é verdade! O Nike Training Club te mostra que existe uma infinidade de exercícios que podem ser feitos sem qualquer material. Nessa categoria, é possível informar se você possui equipamento básico, equipamento completo ou se gostaria de treinos sem equipamento algum.

Não é preciso ter nenhum equipamento para treinar com o NTC. Mas caso você tenha, existem diversas séries de exercícios disponíveis.
Não é preciso ter nenhum equipamento para treinar com o NTC. Mas caso você tenha, existem diversas séries de exercícios disponíveis.
Dos treinos que já realizei com o Nike Training Club, foi necessário apenas um tapete de Yoga e halteres. Mas sei que há também alguns com barra de flexão, corda, aparelho de remo, kettlebells e mais.

Como começo a treinar?

Depois de selecionado seu treino, está na hora de coloca-lo em prática. Para isso, é preciso baixar a série de exercícios. Clique no botão "baixar" e, quando ele estiver verde, clique em "iniciar".

Para começar o treino, é possível fazer alguns ajustes clicando no símbolo ao lado esquerdo do
Para começar o treino, é possível fazer alguns ajustes clicando no símbolo ao lado esquerdo do "baixar". Depois, é só baixar e clicar em "iniciar".
É interessante ressaltar que neste momento é possível escolher uma série de coisas: o NTC pode se conectar ao seu Apple Watch (no caso do iOS), pode sincronizar com a música do Apple Music e mais. É possível também escolher se você gostaria de ter a voz de alguém te orientando como fazer determinado exercício e avisando quanto tempo falta.

Ah! Outra coisa: existem séries de repetição e séries por tempo. A primeira significa que você terá que fazer certo número de repetições e clicar no celular quando tiver terminado. Já na segunda, é preciso dar o seu melhor em determinado tempo - e o celular muda de exercício sozinho.

Coleções

Outra aba no aplicativo que possui uma série de treinos é a aba coleções. Nela, é possível encontrar programações de até 12 séries para objetivos mais específicos, como "melhorar força e desempenho" ou melhorar sua corrida.

Na aba
Na aba "coleções", existem séries de treinos para objetivos específicos.

No caso desse segundo, o aplicativo te dá uma série de exercícios para se fazer antes e depois de correr, como alongamentos e exercícios de fortalecimento.

Treino personalizado

"Mas e se eu quiser treinar periodicamente, vou ter que ficar escolhendo o que fazer todos os dias?" Não! O NTC te oferece um treino especializado, se você quiser. Para isso, é preciso ir em planos, na aba superior do aplicativo, dar todas as informações necessárias - como quantas vezes gostaria de se exercitar por semana, quais equipamentos disponíveis, que tipo de treinos gostaria de fazer - e pronto!

NTC oferece planos personalizados com focos objetivos. É possível editar quantas vezes por semana quer treinar - além dos dias - qual intensidade e equipamentos.
NTC oferece planos personalizados com focos objetivos. É possível editar quantas vezes por semana quer treinar - além dos dias - qual intensidade e equipamentos.

Automaticamente o app vai criar uma rotina de exercícios a serem feitos na periodicidade que você indicou. Caso tenha um dia em que não será possível treinar, você pode alterar a data daquele treino para o dia seguinte, por exemplo - além de fazer outras alterações como intensidade, se achar muito difícil.

Por fim, ao final de cada treino o aplicativo pede para você avaliar como se sentiu ao fazer os exercícios e onde os fez. Dessa forma ele consegue se aproximar cada vez mais do seu nível de condicionamento físico e configurar séries de exercícios mais próximas do seu gosto.

Feed

Ainda não acabou! Como se não bastasse, o NTC possui um feed onde é possível compartilhar os exercícios feitos por você com seus amigos. Dessa forma você incentiva e é incentivado a continuar se exercitando cada vez mais!

Feed permite ao usuário compartilhar com seus amigos os exercícios que tem feito, assim como ver o que os outros fazem.
Feed permite ao usuário compartilhar com seus amigos os exercícios que tem feito, assim como ver o que os outros fazem.

Além disso, a Nike vai selecionando e postando treinos de atletas no feed para que você possa experimentar.

E quanto custa tudo isso?

Essa é a melhor parte: nada! O NTC te oferece todos esses recursos grátis. Existe a opção premium que, além de todas as informações dadas aqui, ainda possui programa nutricional, aconselhamento profissional e mais exercícios.

O NTC versão premium custa R$56,90 na assinatura mensal e R$449,90 na versão anual.

E aí, se interessou? Baixe agora o Nike Training Club para iOS e para Android.