Na segunda-feira (11), começou a ser testado um aplicativo que visa auxiliar mulheres gestantes ao andarem de metrô em Tóquio. Mesmo com os assentos preferenciais, sabe-se que nem sempre estes lugares acabam sendo ocupados por quem realmente deveria, e foi pensando nisso, que desenvolveram um aplicativo para evitar aquele momento em que uma gestante se obriga a solicitar que a pessoa que faz uso do assento preferencial se levante para que ela possa usufruir do seu direito de sentar no local reservado para mulheres grávidas.

Aplicativo ainda está em fase de testes
Aplicativo ainda está em fase de testes

Na prática, a gestante ao subir no vagão do metrô, pode enviar ao aplicativo uma mensagem notificando sobre a necessidade de encontrar um assento vago. Com isso, a plataforma passa a emitir um alerta ao usuário que está sentado no assento preferencial, solicitando que ele se levante para que a gestante possa sentar no local dedicado a ela. Vale salientar que o aplicativo encontra sozinho a pessoa que está ocupando o assento preferencial.

Atualmente, o app está sendo testado na linha Ginza do metrô, porém ainda não tem data agendada para ser lançado, mas a expectativa é de que a tecnologia seja comercializada também em outros países.

O aplicativo foi criado visando auxiliar as gestantes no Japão, após a constatação de que a população japonesa está envelhecendo e são baixas as taxas de natalidade no país.