A Play Store vai receber melhorias na organização dos aplicativos, é o que promete a Google. A companhia estaria trabalhando para implementar uma mudança benéfica para usuários de smartphones com Android. A novidade é que a Play Store deve listar primeiramente os aplicativos que apresentam melhor desempenho.

A mudança vem para melhorar o dia a dia destes usuários de aparelhos Android, pois o uso excessivo de bateria ou lentidão ao carregar determinados aplicativos, é um dos principais motivos para o abandono de um aparelho com o respectivo sistema operacional.

Apenas aplicativos com maior desempenho e qualidade superior serão listados
Apenas aplicativos com maior desempenho e qualidade superior serão listados

Com objetivo de atender a expectativa deste público, a Google aprimorou seus algoritmos de buscas e descobertas para analisar a qualidade dos apps. Desta forma, os aplicativos com maior desempenho e qualidade superior serão listados na Play Store primeiramente, deixando aplicativos similares a estes em segundo plano.

Sendo assim, somente os aplicativos sem falhas, com maior desempenho e qualidade serão listados no topo da página. Com isso, será possível antes mesmo de realizar o download ter uma ideia sobre o funcionamento do app.

A necessidade da mudança aconteceu após a Google criar os "Sinais de Qualidade" para analisar dados de desempenho, envolvimento e classificação dos usuários. Com esta análise a companhia identificou que mais da metade das avaliações de uma estrela na Google Play Store eram referentes a problemas com a estabilidade de aplicativos de todas as modalidades, tanto em jogos como em redes sociais, sendo pagos ou não.

Desenvolvedores de apps

 

Desenvolvedores são aconselhados a usar Google Play Console
Desenvolvedores são aconselhados a usar Google Play Console

Os desenvolvedores devem utilizar o Google Play Console a fim de encontrar e corrigir uma série de problemas quanto à qualidade. As avaliações são benéficas, pois podem oferecer informações adicionais em relação a qualidade dos aplicativos.

De acordo com a Google, a Play Store conta com mais de 1 milhão de aplicativos para download. Sendo assim, isso significa que muitos deste apps não serão facilmente identificados por meio dos gráficos da loja e seleções em destaque, pois muitos dependem das buscas de usuários para serem encontrados.