A linha iPhone 18 promete grandes mudanças. Após um vazamento apontar que o iPhone 18 sairá de 8 GB para 12 GB de RAM, o informante Digital Chat Station revelou que a versão Pro Max deve chegar ao mercado com uma bateria de maior capacidade, superando os números do antecessor, embora ainda fique muito distante de concorrentes Android.

iPhone 18 Pro Max pode trazer bateria maior

O informante, citando fontes da cadeia de suprimentos, disse que a versão chinesa do iPhone 18 Pro Max terá uma bateria com capacidade em torno de 5.000 mAh, enquanto a variante internacional pode apresentar capacidades entre 5.100 a 5.200 mAh.

iPhone 18 Pro Max pode chegar com bateria de até 5.200 mAh

Isso representaria um aumento com relação ao iPhone 17 Pro Max, já que o modelo com eSIM ultrapassou a marca dos 5.000 mAh, mais precisamente 5.088 mAh. Curiosamente, essa mudança ocorre em um momento em que algumas fabricantes Android estão investindo bastante em baterias. A realme, por exemplo, lançou o P4 Power com 10.001 mAh.

No entanto, parece que a Apple será mais conversadora, apostando na eficiência energética do seu novo chip A20 Pro de 2 nm, que, segundo rumores, deve desempenhar um papel crucial para garantir um menor consumo de energia. Um relatório de 2025 também sugeriu que o iPhone 18 Pro Max pesaria mais de 240 gramas, algo que agora faz sentido considerando a bateria maior.

Adeus Camera Control

Um rumor aponta que a Apple pode eliminar o Camera Control a partir da linha iPhone 18. Quando chegou ao mercado, o recurso era uma grande novidade, com direito a destaque na apresentação oficial e até campanhas publicitárias.

Contudo, o entusiasmo do início foi sumindo ao longos dos últimos anos e a função caiu no esquecimento. Muitos usuários sequer exploraram a funcionalidade, o que deve levar a empresa a abandonar esse recurso em um futuro próximo.

Mudanças no ciclo de lançamentos dos iPhones

Segundo informações da ET News, a Apple vai realizar dois eventos para anunciar a próxima geração de iPhones. O primeiro, previsto para setembro de 2026, traria os modelos mais avançados, como o iPhone 18 Air, 18 Pro, 18 Pro Max e o tão comentado iPhone dobrável. Já o iPhone 18 tradicional, junto da versão mais acessível chamada iPhone 18e, seria apresentado no início de 2027.

A estratégia é separar os modelos mais poderosos dos mais básicos

Essa mudança faz sentido quando pensamos na estratégia da Apple. Separar os lançamentos permite que a empresa concentre toda a atenção da mídia e dos consumidores nos modelos premium, que costumam trazer as inovações mais importantes e recursos tecnológicos diferenciados. Além disso, dá mais tempo para organizar a produção e a logística, especialmente em dispositivos mais complexos, como o dobrável, sem comprometer a qualidade.

Segundo o mesmo relatório, a tendência é que esse novo padrão continue nos próximos anos. A série iPhone 19 Air, Pro e Fold chegaria em setembro de 2027, enquanto o iPhone 19 e o 19e seriam lançados apenas no primeiro semestre de 2028. A ideia é manter a atenção nos modelos de ponta primeiro, enquanto os modelos mais simples ganham seu próprio espaço no mercado.

Via