A linha iPhone 18 promete grandes mudanças. Após um vazamento revelar que o iPhone 18 Pro e 18 Pro Max devem trazer câmeras com abertura variável, um novo relatório do The Bell mencionou que a versão padrão receberá um aumento de 50% na memória RAM, saindo de 8 GB para 12 GB, acompanhando assim os modelos Pro, que deram esse salto com a chegada da linha iPhone 17.

iPhone 18 com mais memória RAM

Ao que tudo indica, a mudança está relacionada ao crescente foco da Apple no Apple Intelligence, que depende fortemente do processamento do aparelho. Considerando que a empresa deve lançar novos recursos de IA na próxima geração, os 12 GB de RAM serão muito bem vindos no iPhone 18, garantindo um desempenho superior em tarefas de IA mais exigentes e, naturalmente, mantendo mais apps abertos em segundo plano.

iPhone 18 pode ser lançado com 12 GB de RAM
iPhone 18 pode ser lançado com 12 GB de RAM

O relatório revelou que a Samsung será a principal fornecedora dos módulos de RAM LPDDR5X do iPhone 18, com a SK Hynix e a Micron ajudando a atender à demanda. Os novos chips serão mais rápidos e eficientes em termos de energia do que o LPDDR5 do iPhone 17. No entanto, essa e outras melhorias devem ter um preço, com analistas prevendo que os valores básicos do modelo podem subir de US$ 50 a US$ 100 em relação à geração anterior.

Adeus Camera Control

Um rumor aponta que a Apple pode eliminar o Camera Control a partir da linha iPhone 18. Quando chegou ao mercado, o recurso era uma grande novidade, com direito a destaque na apresentação oficial e até campanhas publicitárias.

Contudo, o entusiasmo do início foi sumindo ao longos dos últimos anos e a função caiu no esquecimento. Muitos usuários sequer exploraram a funcionalidade, o que deve levar a empresa a abandonar esse recurso em um futuro próximo.

Mudanças no ciclo de lançamentos dos iPhones

Segundo informações da ET News, a Apple vai realizar dois eventos para anunciar a próxima geração de iPhones. O primeiro, previsto para setembro de 2026, traria os modelos mais avançados, como o iPhone 18 Air, 18 Pro, 18 Pro Max e o tão comentado iPhone dobrável. Já o iPhone 18 tradicional, junto da versão mais acessível chamada iPhone 18e, seria apresentado no início de 2027.

A estratégia é separar os modelos mais poderosos dos mais básicos
A estratégia é separar os modelos mais poderosos dos mais básicos

Essa mudança faz sentido quando pensamos na estratégia da Apple. Separar os lançamentos permite que a empresa concentre toda a atenção da mídia e dos consumidores nos modelos premium, que costumam trazer as inovações mais importantes e recursos tecnológicos diferenciados. Além disso, dá mais tempo para organizar a produção e a logística, especialmente em dispositivos mais complexos, como o dobrável, sem comprometer a qualidade.

Segundo o mesmo relatório, a tendência é que esse novo padrão continue nos próximos anos. A série iPhone 19 Air, Pro e Fold chegaria em setembro de 2027, enquanto o iPhone 19 e o 19e seriam lançados apenas no primeiro semestre de 2028. A ideia é manter a atenção nos modelos de ponta primeiro, enquanto os modelos mais simples ganham seu próprio espaço no mercado.

Via