A Apple pode estar preparando uma grande mudança para a linha iPhone 18, mais especificamente destinada às versões Pro. De acordo com um relatório recente da ET News, o iPhone 18 Pro e 18 Pro Max devem trazer câmeras com abertura variável, um recurso inédito no iPhone, já que todos os modelos sempre utilizaram lentes com abertura fixa.

Apple prepara câmeras com abertura variável

O relatório menciona que a Apple escolheu a Sunny Optical como seu principal fornecedor de lentes de abertura variável para os iPhones 18 Pro e 18 Pro Max. Vale lembrar que essa não é a primeira vez que ouvimos falar sobre o assunto na linha iPhone 18, algo que sugere que a empresa pode estar realmente considerando a mudança.

iPhone 18 Pro e 18 Pro Max podem ser os primeiros com câmeras de abertura variável
iPhone 18 Pro e 18 Pro Max podem ser os primeiros com câmeras de abertura variável

Ainda não há muitas informações sobre os iPhones 18 Pro e 18 Pro Max, mas espera-se que ambos mantenham o mesmo design e tamanho dos antecessores. Curiosamente, alguns rumores indicam que a Samsung também deve trazer uma câmera com abertura variável para o Galaxy S26 Ultra, então essa pode ser uma estratégia da Apple para não ficar para trás.

Adeus Camera Control

Um rumor aponta que a Apple pode eliminar o Camera Control a partir da linha iPhone 18. Quando chegou ao mercado, o recurso era uma grande novidade, com direito a destaque na apresentação oficial e até campanhas publicitárias.

Contudo, o entusiasmo do início foi sumindo ao longos dos últimos anos e a função caiu no esquecimento. Muitos usuários sequer exploraram a funcionalidade, o que deve levar a empresa a abandonar esse recurso em um futuro próximo.

Mudanças no ciclo de lançamentos dos iPhones

Segundo informações da ET News, a Apple vai realizar dois eventos para anunciar a próxima geração de iPhones. O primeiro, previsto para setembro de 2026, traria os modelos mais avançados, como o iPhone 18 Air, 18 Pro, 18 Pro Max e o tão comentado iPhone dobrável. Já o iPhone 18 tradicional, junto da versão mais acessível chamada iPhone 18e, seria apresentado no início de 2027.

A estratégia é separar os modelos mais poderosos dos mais básicos
A estratégia é separar os modelos mais poderosos dos mais básicos

Essa mudança faz sentido quando pensamos na estratégia da Apple. Separar os lançamentos permite que a empresa concentre toda a atenção da mídia e dos consumidores nos modelos premium, que costumam trazer as inovações mais importantes e recursos tecnológicos diferenciados. Além disso, dá mais tempo para organizar a produção e a logística, especialmente em dispositivos mais complexos, como o dobrável, sem comprometer a qualidade.

Segundo o mesmo relatório, a tendência é que esse novo padrão continue nos próximos anos. A série iPhone 19 Air, Pro e Fold chegaria em setembro de 2027, enquanto o iPhone 19 e o 19e seriam lançados apenas no primeiro semestre de 2028. A ideia é manter a atenção nos modelos de ponta primeiro, enquanto os modelos mais simples ganham seu próprio espaço no mercado.

Via