A Apple apresentou oficialmente o chip M5, a nova geração de processadores da linha Apple Silicon, que chega com foco total em inteligência artificial. O anúncio acompanhou o lançamento dos novos MacBook Pro e Vision Pro, ambos equipados com o novo chip, que promete um salto expressivo em desempenho, eficiência e capacidade de processamento para tarefas de IA.
Segundo a Apple, o M5 é até quatro vezes mais poderoso que o M4 em desempenho gráfico para IA, graças à inclusão de um Acelerador Neural dedicado em cada núcleo da GPU. Ele foi fabricado com a tecnologia de 3 nanômetros de terceira geração, o que garante maior eficiência energética e menor aquecimento.
Desempenho e eficiência de nova geração
O M5 traz uma CPU de 10 núcleos, sendo quatro de alto desempenho e seis de eficiência, alcançando até 15% mais desempenho multithread em comparação com o chip anterior. A Apple afirma que o novo núcleo de desempenho é "o mais rápido do mundo" dentro da categoria.

Além disso, o chip tem largura de banda de memória 30% maior, chegando a 153 GB/s, e suporta até 32 GB de RAM unificada. O desempenho gráfico geral também foi aprimorado em 45% em relação ao M4, graças à nova GPU e ao cache dinâmico de segunda geração, que melhora a estabilidade e a fluidez em jogos e aplicativos 3D.
IA é o foco
Cada parte do M5 foi "otimizada para IA", segundo a Apple. Isso significa que o chip consegue acelerar de forma significativa fluxos de trabalho baseados em aprendizado de máquina, como execução de modelos de difusão em apps como Draw Things, ou uso local de grandes modelos de linguagem por meio de plataformas como webAI.

O novo mecanismo de ray tracing também recebeu melhorias de até 45%, entregando gráficos mais realistas, jogos mais fluidos e tempos de renderização menores para projetos visuais complexos. O chip já estreou oficialmente nos novos MacBook Pro e Vision Pro.