Na terça-feira (29), o jornalista italiano Ciro Pellegrino, da Fanpage, recebeu um alerta da Apple informando que seu iPhone foi alvo de um ataque com spyware mercenário. A mensagem indicava que o ataque tinha como alvo sua identidade ou atividade profissional. O jornalista relatou o caso com preocupação e surpresa, afirmando nunca ter passado por algo semelhante em seus 20 anos de carreira.

A Apple explicou que esse tipo de ataque é raro, caro e está sendo notificado a usuários em mais de 100 países. Ainda não se sabe qual spyware foi usado no caso de Ciro nem quem está por trás da tentativa de espionagem.

O alerta recebido por email; Foto Ciro Pellegrino

Um Spyware pode ativar a câmera e microfone e simplesmente gravar tudo que está acontecendo.

Apesar das negativas do governo italiano e dos serviços de inteligência sobre o uso de spyware contra jornalistas — o que é proibido por lei no país. Este é o segundo caso envolvendo jornalistas da Fanpage. Em janeiro, o diretor do veículo, Francesco Cancellato, foi notificado por meio do WhatsApp de que havia sido espionado por um spyware da empresa israelense Paragon Solutions.