Um dos maiores benefícios de se utilizar programas de código aberto é a liberdade que se tem para utilização, segurança através de scrutiny, flexibilidade e mais. O motivo deles serem capazes de proporcionar isso são as licenças de código aberto utilizadas, entretanto, infelizmente pode ocorrer de alguém tentar realizar mudanças que contrariam os pensamentos da comunidade de usuários e desenvolvedores. Esse é o caso do software de edição de som Audacity, um dos programas mais populares com ferramentas para manipulação de áudio está sofrendo com uma política de privacidade muito invasiva.

A mudança que está ocorrendo no Audacity iniciou há alguns meses atrás, quando o programa foi comprado pelo Muse Group, empresa detentora de softwares como o MuseScore (código aberto) e o Ultimate Guitar. No momento, o Audacity continua como um software de código aberto e não pode ser alterado por enquanto, mesmo assim o Muse Group consegue fazer algumas alterações. Dentre as mudanças feitas pela empresa, está uma nova política de privacidade que foi atualizada há alguns dias, onde permite que a companhia colete dados do usuário.

Há falta de informações na nova política de privacidade no Audacity

A nova política de privacidade imposta no Audacity diz que há coleta de dados, mas não especifica nada, deixando muito vaga a questão. Nos termos é dito que a coleta de dados é necessária para a aplicação da lei, mas não diz que tipo de dado é coletado. Com isso, a comunidade de usuários e desenvolvedores ficou irritada. Felizmente, por se tratar de um software de código aberto, é provável que façam algo para levar a questão para uma direção diferente.

O que achou do ocorrido? Compartilhe nas redes sociais com os amigos!