A Apple lançou, nesta terça-feira (11), uma atualização de segurança para corrigir uma falha grave em seu software. O problema, identificado como CVE-2025-24201, afeta o WebKit, mecanismo de navegador usado pelo Safari e outros aplicativos no iPhone, iPad e Mac. Segundo a empresa, a vulnerabilidade já estava sendo explorada por hackers em ataques altamente sofisticados.
R E S U M O
- Urgência: Apple corrige falha de segurança explorada por hackers.
- O que está acontecendo: O problema permitia que sites maliciosos escapassem da sandbox do navegador.
- O que muda: Atualização já está disponível para iPhones, iPads e Macs.
Atualização corrige iPhone, iPad, Mac e até o Vision Pro
A vulnerabilidade era um problema de gravação fora dos limites, o que permitia que um invasor criasse um site malicioso capaz de escapar das proteções do sistema. Isso significa que hackers poderiam usar essa brecha para invadir dispositivos de usuários desavisados. A Apple informou que reforçou as verificacões no sistema para impedir que a falha seja explorada novamente.
A correção vem como um complemento a uma falha que já havia sido resolvida no iOS 17.2. No entanto, a empresa reconhece que a nova vulnerabilidade pode ter sido usada em ataques direcionados contra indivíduos que ainda estavam rodando versões anteriores do sistema.
O comunicado da Apple não especifica quando a falha foi descoberta, quem a encontrou ou quem pode ter sido afetado pelos ataques. O que se sabe é que a empresa tem trabalhado para corrigir um total de três falhas de segurança graves (zero-days) somente neste ano.
A atualização está disponível para os seguintes dispositivos e sistemas:
- iPhones e iPads: iOS 18.3.2 e iPadOS 18.3.2 (iPhone XS e posterior, iPad Pro e modelos mais recentes)
- Macs: macOS Sequoia 15.3.2
- Safari: Versão 18.3.1 (para macOS Ventura e Sonoma)
- Apple Vision Pro: visionOS 2.3.2
Se você tem um desses dispositivos, é altamente recomendado que faça a atualização o mais rápido possível para evitar riscos de segurança. Basta ir até as configurações do seu aparelho e procurar por "Atualização de Software".
Veja como ativar a proteção contra roubo no Android: