Os novos iPhones 15 foram lançados e a pergunta que fica é: é chegado o momento de comprar o iPhone retrasado? Vamos ver o que o iPhone 13 Pro Max ainda é capaz de oferecer em termos de especificações para 2023 e se vale a pena comprá-lo, uma vez que com a chegada da linha 15 ele abaixou consideravelmente de preço. Será que ele ainda é parrudo o suficiente para aguentar o tranco por um bom tempo?

O iPhone 13 Pro Max é uma boa pedida da Apple para 2023?

Tivemos a oportunidade de testar no canal o iPhone 13 Pro Max, e hoje vamos ver se ele ainda é uma boa opção de compra para 2023 e analisar cada especificação técnica que ele oferece.

ÍNDICE

Design e construção

Vamos começar pelo primeiro aspecto que costumamos perceber ao tocar em um smartphone, o seu design e o acabamento. O seu design é extremamente parecido com os modelos de última geração e possui a mesma disposição das câmeras que já encontramos desde os modelos iPhone 11 Pro até os modelos mais atuais (com a diferença apenas do tamanho do módulo que ficou mais exagerado com o passar das gerações). Já o seu acabamento é de primeira como já era de se esperar de um aparelho deste nível: Vidro na parte traseira e Aço Inoxidável em sua estrutura lateral.

O iPhone 13 Pro Max segue a mesma identidade visual que estreou nos iPhones 11 e que permeia até a linha 15
O iPhone 13 Pro Max segue a mesma identidade visual que estreou nos iPhones 11 e que permeia até a linha 15

Tela

No quesito tela é outro ponto que também não há muitas mudanças em relação aos iPhones 15 Pro, com exceção da presença do notch na tela ao invés do Dynamic Island e do pico de brilho que pode chegar a até 2000 nits. O aparelho da 13ª Geração possui um painel OLED de 6,7" de tamanho com taxa de atualização ProMotion de 120Hz (algo que já é esperado de qualquer flagship atual).

O iPhone 13 Pro Max possui o polêmico notch para abrigar a câmera frontal e o sensor de reconhecimento facial
O iPhone 13 Pro Max possui o polêmico notch para abrigar a câmera frontal e o sensor de reconhecimento facial

Desempenho e memórias

O processador que equipa esse modelo é o A15 Bionic, processador esse que como já era de se esperar oferece sim menos potência que os mais recentes. Entretanto o processador não deixa a desejar e quem quiser usufruir de uma boa experiência em games, terá aqui uma ótima opção. Só fica uma observação que é importante de ser mencionada: A questão da compatibilidade com jogos de console como Residente Evil não está disponível nesse modelo, apenas nos que possuem o chipset A17 Pro.

Acima vocês podem comprovar um pouco de como ele performa nos games mais populares da atualidade. Apesar de ter recebido um selo Roda Liso em praticamente todos os games e verificarmos que ele não deixará nenhum usuário na mão, esperávamos mais (pois ao contrário dos modelos não Pro, o iPhone 13 Pro Max possui uma tela que permite chegar até os 120Hz).

Câmeras

Se tem um ponto que a Apple costuma mandar muito bem é nas câmeras, principalmente no que se diz respeito à excelente otimização que seus aparelhos possuem com as redes sociais como o Instagram. Entretanto não podemos ficar apenas na teoria, vamos mostrar algumas fotos tiradas com ele na prática.

Como vocês podem conferir, o aparelho ainda manda muito bem em fotos e dificilmente alguém que o compre reclamará. Não é para menos né, afinal tratamos aqui de um aparelho topo de gama ultra premium. Portanto quem quiser um smartphone voltado para gravação de conteúdos, pode arriscar tranquilamente nesse modelo. Não é a toa que o Dono do Oficina da Net utiliza esse aparelho como seu principal até hoje.

Bateria e carregamento

Em relação à bateria a Apple tem evoluído constantemente com o passar das gerações, e aqui temos um aparelho que vai oferecer bateria para o dia todo com folga e pode até chegar no dia seguinte com carga a depender do estilo de uso. Já em relação ao carregamento é o principal "Calcanhar de Aquiles" dele, visto que a Apple possui carregamento mais fraco que o que é encontrado em marcas concorrentes tipo a Realme e a Motorola.

Sistema operacional e tempo de suporte

Para finalizar vamos falar de um ponto que a gigante de Cupertino é referência no mercado, atualizações. São pelo menos 5 anos de atualizações de iOS garantidas. Sendo assim como eles foram lançados com o iOS 15, a expectativa é de que eles receba pelo menos até o iOS 20. Já os iPhones de 15ª Geração foram lançados com o iOS 17 e devem receber pelo menos até o iOS 22. Portanto, se você busca ficar o máximo de tempo possível com seu aparelho, o iPhones 15 são superiores.

O iPhone 13 Pro Max veio de fábrica com o iOS 15, porém já tem iOS 17 disponível para instalação
O iPhone 13 Pro Max veio de fábrica com o iOS 15, porém já tem iOS 17 disponível para instalação