O iOS 12 ganhou uma nova atualização nesta semana para corrigir uma vulnerabilidade que está sendo explorada ativamente. O iOS 12.5.6 aplica a mesma correção de vulnerabilidade implementada pela Apple no iOS 15.5.1, iPadOS 15.6.1 e no macOS Monterey 12.5.1.

A atualização do iOS 12 corrige falhas de segurança que afetam o sistema operacional a nível de kernel, que permite ao invasor controlar aplicativos e executar códigos arbitrários com um alto nível de privilégio. Um app com malware pode se aproveitar desta vulnerabilidade para executar um código com privilégios de Kernel, sendo capaz de executar qualquer comando no dispositivo. Além disso, foi solucionado também um bug no WebKit que permitia a execução de um código arbitrário através de um "conteúdo da web mal-intencionado".

iOS 12 ganha atualização de segurança para corrigir vulnerabilidade crítica

iPhones e iPads com iOS 12 estão recebendo atualização de segurança com correção de vulnerabilidade crítica. Fonte: Oficina da Net
iPhones e iPads com iOS 12 estão recebendo atualização de segurança com correção de vulnerabilidade crítica. Fonte: Oficina da Net

Lançado em 2018 junto com a estreia do iPhone Xs e do iPhone Xs Max, o iOS 12 recebeu uma nova atualização de segurança para a versão 12.5.6 nos seguintes modelos de iPhone, iPad e iPod:

  • iPhone 5s
  • iPhone 6
  • iPhone 6 Plus
  • iPod touch 6
  • iPad Air (1ª geração)
  • iPad mini 2
  • iPad mini 3

Originalmente, as falhas de segurança foram identificadas por pesquisadores anônimos e corrigidas pela Apple no iOS 15.6.1, iPadOS 15.6.1 e macOS Monterey 12.5.1. Agora, estas mesmas vulnerabilidades estão sendo corrigidas no iOS iOS 12.5.6. A Apple informou que as vulnerabilidades estavam sendo exploradas ativamente, mas não disse nada sobre os ataques detectados.