A Apple irá incorporar mais propagandas no iOS (iPhone) e no iPadOS (iPad), seguindo o mesmo caminho que o Google. A informação veio do site Bloomberg, onde Mark Gurman diz que a Apple está em busca de uma nova forma de gerar receita e os planos da companhia apontam para adicionar mais propagandas nos dispositivos mobile da "maçã".

Para falarmos sobre os planos de anúncios no iOS e no iPadOS, é válido mencionar que em 2021, a Apple trouxe um recurso chamado "App Tracking Transparency" (ATT). Essa nova ferramenta permite que os usuários decidam quais apps podem rastreá-los em outros aplicativos e sites, uma técnica muito utilizada pelo marketing das empresas para coletar dados e exibir anúncios (propagandas) mais relevantes para as pessoas. Isso acabou criando um grande impacto na geração de receita não só para grandes companhias, mas para pequenas também, fazendo com que o negócio de muitas despencasse.

Apple "corta" receitas de propagandas de outras empresas em seus dispositivos, mas expandirá seus anúncios

Após "cortar as asas" de grandes e pequenas empresas, diminuindo consideravelmente a receita de muitos, a Apple ironicamente vai expandir seus negócios de publicidade em seus produtos. Atualmente a "maçã" exibe anúncios dentro de seus apps "Notícias" e "Bolsa", além da App Store, presente no iPhone, iPad e Mac. Recentemente a Apple inseriu anúncios no TV+ devido a sua parceria com a Major League Baseball para o "Friday Night Baseball".

Sabe-se que parte da receita dos anúncios da guia "Hoje" no app "Notícias" vai para os editores, mas não há menção do quanto. A Apple dá a oportunidade para os editores anunciarem suas histórias e manterem parte desse dinheiro. Entretanto, surpreendentemente os anúncios do "Hoje" não desaparecem se o usuário assinar o "Notícias+" ("News+"), só irá aparecer um número menor.

É engraçado ver esse tipo de comportamento ao lembrar que em 2011 Steve Jobs mencionou feliz que o iCloud não possui anúncios. Além disso, temos de mencionar que o sistema de publicidade da Apple utiliza dados de seus serviços e outros, assim como o da conta dos usuários, para decidir quais anúncios veicular nos dispositivos. Isso não vai de encontro com a política de privacidade da empresa.

É possível desativar a personalização de anúncios para evitar parte da coleta de dados utilizados com o objetivo de realizar a exibição de propagandas. Segundo a Apple, 78% dos usuários do iOS 15 desativaram o recurso. Entretanto, o sistema ainda utiliza dados como o de identidade da operadora, tipo de dispositivo e o que o usuário lê.

Como são exibidos os anúncios na App Store hoje

Atualmente, os anúncios gráficos exibidos na App Store aparecem na guia de pesquisa do painel de sugestões. Mas em breve a Apple planeja inserir propagandas na guia principal "Hoje" e nas páginas de download de apps de terceiros. Entretanto, os anúncios na loja de aplicativos são um pouco diferentes, pois os editores podem pagar para que seus apps apareçam nos resultados quando o usuário realiza uma pesquisa.

Mark Gurman, do Bloomberg, diz:

Acredito que a fabricante do iPhone eventualmente expandirá os anúncios de busca para o Maps. Também os adicionará a vitrines digitais como Apple Books e Apple Podcasts. E o TV+ poderia gerar mais publicidade com vários níveis (assim como Netflix Inc., Walt Disney Co. e Warner Bros. Discovery Inc. estão fazendo com seus serviços de streaming).

A única coisa que resta saber é se os clientes da Apple, empresa com fama pela privacidade e interfaces "clean" ("limpas") irão aceitar utilizar os produtos da marca com mais anúncios (propagandas).