Após o vexame da descoberta de que o navegador DuckDuckGo estava trackeando/rastreando (obtendo informações) seus usuários através de rastreadores da Microsoft, a empresa finalmente está cumprindo com a proposta de seu serviço, que promete dar ao usuário privacidade ao afirmar que não rastreia as buscas realizadas pelas pessoas ou analisa o comportamento durante as pesquisas.

No final de maio, houve uma auditoria de segurança do navegador DuckDuckGo e foi descoberto que o navegador da empresa estava trackeando seus usuários através de anúncios (propagandas) da Microsoft. Isso ocorreu porque o DuckDuckGo havia assinado um contrato com a Microsoft para ser o principal fornecedor de resultados para seu mecanismo de buscas. No contrato, uma das condições era que permitissem o funcionamento de rastreadores do Bing e do LinkedIn nos produtos da DuckDuckGo.

Quais foram as mudanças aplicadas pela DuckDuckGo?

Relatado pelo site BleepingComputer, a publicação de um comunicado da DuckDuckGo no blog corporativo da empresa diz que o bloqueio de carregamento de rastreadores de terceiros está bloqueando scripts de rastreamento da Microsoft em mais instâncias. Além disso, a companhia publicou no GitHub "listas de bloqueio de rastreadores da Web usadas por aplicativos e extensões DuckDuckGo. As listas de bloqueio são baseadas em dados do Tracker Radar e atualizadas mensalmente."

Além do que foi falado acima, a DuckDuckGo que abriu uma nova seção nas páginas de ajuda dizendo o que está sendo compartilhado/rastreado nos diferentes aplicativos mobile de navegadores para Android, iOS/iPadOS e Mac como, por exemplo, Chrome, Edge, Firefox, Opera e Safari. Cada relatório sobre o assunto nos navegadores será diferente, pois cada um deles tem um bloqueio diferente devido a estrutura do sistema operacional ser diferente.

Quais são os planos futuros?

De acordo com as informações publicadas, a DuckDuckGo pretende implementar um protocolo de rastreamento para a conversão de anúncios para manter o compartilhamento de dados no mínimo, mas sem deixar de fornecer aos profissionais de marketing as informações que eles precisam.