O update do sistema operacional do iPhone, o iOS 16, deve apresentar novidades em relação ao seu antecessor iOS15. Inclusive, ele deve conter alguns recursos "secretos". É dito isso, pois na apresentação da WWDC 22, nem todos os recursos revelados ganharam a devida atenção.

Exemplo disso, são os novos comandos práticos para a Siri e um aplicativo fitness inédito, por exemplo. Os mesmos devem chegar com a atualização. Porém, acabaram sendo ofuscados pela apresentação das novas opções de personalização da tela de bloqueio, bem como pelas melhorias no sistema de notificações.

Sendo assim, confira a seguir, tudo sobre os recursos "secretos"que vão chegar com o upgrade do iOS, e que podem ser muito importantes para os usuários de iPhone.

iOS 16: Recursos "secretos" que chegarão ao seu iPhone

Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller
Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

1. Desfoque da 'Tela de Início', e não só apenas da de bloqueio

Em suma, as alterações na tela de bloqueio são algumas das principais novidades do iOS 16. É dito isso, pois elas vão permitir uma maior personalização dos smartphones.

Dentre as novidades, está o desfoque do plano de fundo, que pode ser ativado a partir da opção "Desfoque de legibilidade". Entretanto, a novidade não é exclusiva do Lockscreen. É dito isso, pois você pode acioná-la também na Tela de Início. Isso, deve permitir um efeito de profundidade, bem como garantir mais visibilidade aos apps, pastas e widgets.

2. iOS 16 vai detectar contatos duplicados

De forma a evitar as listas de contatos desorganizadas, o iOS 16 vai enviar alertas sobre as duplicatas na agenda. Ou seja, os números de telefone salvos mais de uma vez.

E assim, o sistema ofertará aos usuários, a possibilidade de excluir esses contato, coisa que não acontece nas versões anteriores. Dessa forma, você evita confusão e desorganização nos contatos.

3. Trancar álbuns da galeria de fotos

Em suma, os álbuns de fotos ou imagens excluídas recentemente do iPhone vão ficar mais protegidos com o iOS 16. É dito isso, pois a Apple vai disponibilizar uma maior segurança para os arquivos.

A partir da atualização, será possível protegê-los com o Face ID, Touch ID ou senha. Logo, isso garante que apenas o proprietário poderá acessá-los. Em versões anteriores, já era possível ocultar os álbuns mais privados da galeria.

Entretanto, ainda era possível que qualquer pessoa que usasse o aparelho, pudesse acessar as imagens. Sendo assim, a partir da nova atualização, o usuário vai ter mais uma camada de proteção, sem que haja a necessidade de recorrer a outros aplicativos.

4. Desligar chamadas de voz através da Siri

Outra grande novidade, é que a Siri, assistente virtual inteligente da Apple, vai ganhar mais uma função. Em suma, será possível usar a mesma para finalizar ligações e chamadas de voz e FaceTime.

O novo recurso deve integrar o pacote de acessibilidade do iPhone. E para usar o mesmo, basta que o usuário acione o comando "E aí, Siri, desligar".

5. iOS pedirá permissão para "copiar e colar" de um app para outro

O iOS 16 vai contar com mais um recursos de segurança para os usuários: uma solicitação de autorização para copiar e colar conteúdos de um aplicativo para o outro. Até então, era apenas exibido um pop-up com o aviso de que as informações estavam sendo trocadas.

Entretanto, o novo update vai exigir a permissão para acessar a área de transferência antes de colar textos, imagens e afins entre os apps. Assim, o novo recurso deve dar mais segurança ao usuário durante o uso do smartphone.

6. Desabilitar o botão de volume como finalizador de chamadas

Por fim, a opção de usar o botão lateral de volume para desligar uma ligação é bem prática. Inclusive, pode ser útil em várias situações. Entretanto, existem os usuários que se queixam de apertar o mesmo sem querer.

Por conta disso, a atualização do iOS 16 vai disponibilizar com a opção de desativar a funcionalidade nas configurações do telefone. Assim, a nova medida deve evitar transtornos que podem surgir ao terminar chamadas importantes sem querer, por exemplo.