Na próxima WWDC, que vai ocorrer no dia 6 de junho, a Apple deve anunciar a sua grande atualização do sistema iOS 16. Enquanto isso não acontece, realizamos um compilado de informações de quais devem ser as próximas novidades da Apple.

Em suma, nenhum item é maior, ou mais importante para a Apple e os seus usuários, do que o iPhone. E assim, nenhuma atualização do sistema operacional é mais importante que o iOS. Após o sucesso do iOS 15 em 2021, espera-se que o iOS 16 adicione muitos novos recursos, embora sem alterações radicais de design.

Hoje em dia, pouco se sabe sobre o iOS 16. Entretanto, há muitas pistas, vazamentos e designs conceituais por aí. Inclusive, até a Apple compartilhou detalhes do que poderia ser os novos recursos de acessibilidade do iOS 16, dizendo que eles estão chegando "ainda este ano com atualizações de software em todas as plataformas da Apple".

Sendo assim, confira abaixo, os mais recentes estranhos e possíveis rumores e conceitos da internet, bem como delineando os prováveis novos recursos, mudanças de design e data de lançamento do iOS 16.

iOS 16: data de lançamento

  • Em suma, o iOS 16 deve ser revelado em 6 de junho de 2022. Já o lançamento ao público do mesmo, deve ocorrer em setembro de 2022.

Essa é a tradição de longa data que a empresa tem seguido por muitos anos. Supondo que a Apple não rompa com a tradição, podemos esperar que o iOS 16 (juntamente com o iPadOS 16, watchOS 9, tvOS 16 e macOS 13) seja apresentado durante a palestra WWDC 2022 em 6 de junho.

Posterior a isso, deve ser liberado para testes beta para testes extensivos. E finalmente, deve ser lançado para o público em geral em setembro de 2022.

  • Dia 6 de junho de 2022: iOS 16 revelado;
  • Dia 6 de junho de 2022: iOS 16 lançado para desenvolvedor beta testers;
  • Julho de 2022: iOS 16 lançado para testadores beta públicos;
  • Setembro de 2022: Versão final do iOS 16.0 lançada para o público em geral.

Ademais, o grande lançamento para o público sempre acontece na primavera, geralmente em setembro, para acompanhar o lançamento do novo iPhone.

Lançamentos de pontos adicionais (iOS 16.1, iOS 16.2 e assim por diante) seguem nas semanas e meses seguintes com correções de bugs e recursos adicionais.

Quais iPhones rodarão o iOS 16?

  • Esperamos que o iPhone 7 em diante, seja capaz de rodar o iOS 16.

Na WWDC 2021, a Apple surpreendeu os espectadores com o fato de que o iOS 15 seria executado em modelos muito antigos, como o iPhone 6S (2015) ou o SE de primeira geração (2016). Com isso em mente, quais dispositivos o próximo iOS 16 suportará?

É muito improvável que o iPhone 6S e 2016 estejam na lista de atualização para 2022. Entretanto, suspeitamos que todos os dispositivos do iPhone 7 devem ser capazes de rodar o iOS 16. Isso acontece porque o iOS não suporta um dispositivo específico, mas sim, a geração de chips incluído nele.

O iPhone 11 com certeza é um dos os contemplados; na verdade, todo os iPhones a partir do 7 receberão o iOS 16 (Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller)
O iPhone 11 com certeza é um dos os contemplados; na verdade, todo os iPhones a partir do 7 receberão o iOS 16 (Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller)

O iPhone 6S tem um chip A9, que foi usado pela Apple pela última vez em 2017 e apresentado na 5ª geração do iPad e iPad Pro de 1ª geração. O iPhone 7 deve ser seguro. Porém, já que opera em um chip A10, então não podemos ver a empresa descontinuando o suporte para isso tão cedo. O iPhone 7, lançado em 2016, esperançosamente será capaz de rodar o iOS 16.

iOS 16: rumores de novos recursos

Sem mudanças radicais no design, o novo iOS 16 deve oferecer novas funções e recursos (Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller)
Sem mudanças radicais no design, o novo iOS 16 deve oferecer novas funções e recursos (Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller)

Nada é realmente oficial até ouvirmos isso da Apple na WWDC, mas os rumores sobre os próximos recursos do iOS vazam o tempo todo. Aqui está o que ouvimos sobre o iOS 16 até agora, juntamente com alguns dos recursos que esperamos ver.

Mark Gurman, da Bloomberg, revelou em um boletim informativo de meados de maio que "deve haver grandes mudanças em todo o sistema", incluindo "novas maneiras de interagir" e "alguns aplicativos frescos da Apple".

Vamos descobrir o que isso pode significar para o sistema operacional do iPhone.

1. Widgets interativos

A referência de Gurman a "Novas interações" pode apontar para upgrades na forma como os widgets operam no iOS, algo que esperávamos. Gostaríamos de ver widgets interativos no iOS 16.

Por mais útil que seja ter Widgets na tela home do iPhone, seria ainda mais útil se você pudesse executar certas funções diretamente nos widgets. Widgets de tela inicial não são interativos no momento.

Por exemplo, você pode reproduzir, pausar ou pular músicas por meio do widget de música - sem ter que entrar no aplicativo Música através do próprio widget. Widgets têm muito mais potencial.

2. Exibição sempre on

Antes do lançamento do iPhone 13, os rumores giravam sobre a Apple finalmente implementar uma exibição sempre on com tempo, data, notificações e outros dados rápidos. Obviamente não chegou com esses telefones, mas tal recurso não precisa ser vinculado a novos hardwares.

Qualquer tela OLED pode lidar com uma tela sempre on, que deixa muitos modelos de iPhone: iPhone X, XS e XS Mac, 11 Pro e 11 Pro Max, e todos os modelos iPhone 12 e 13. Então, talvez esses rumores de um recurso de exibição sempre ligado sendo testado eram na verdade sobre um recurso do iOS 16.

Parece haver algumas evidências de que uma tela sempre on poderia estar chegando aos iPhones em 2022, pelo menos nos novos modelos do iPhone 14. O CEO da Display Supply Chain Consultants, Ross Young, tuitou que está "esperando" que a Apple adote uma tela LPTO que reduza a taxa de atualização até 1Hz quando não está em uso.

Uma taxa de atualização mais baixa é fundamental para preservar a vida útil da bateria. E a duração da bateria é, sem dúvida, a razão pela qual a Apple ainda não implementou o recurso.

3. Alterações nas notificações

De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, o iOS 16 introduzirá alterações significativas na forma como as notificações são tratadas. Um relatório de acompanhamento do 9to5Mac sugeriu que as mudanças incluem melhorias no modo Focus, embora esperamos que a Apple tenha outras coisas na loja.

4. Novos recursos de Saúde e Fitness

Alega-se que o novo iOS terá novos recursos de saúde e fitness, também, embora esses não sejam exatamente um foco do iOS. O que esperamos, são novos recursos de saúde e fitness no watchOS para o Apple Watch, e talvez algumas coisas exclusivas para o Apple Watch Series 8 no outono.

Com o iOS 16, o aplicativo Health e os aplicativos fitness podem somente obter o que é necessário para suportar esses novos recursos do Watch. No entanto, havia rumores de que o iOS 15 contaria com algum tipo de recurso de rastreamento de Alimentos ou Nutrição, e isso nunca aconteceu. Talvez não estivesse pronto a tempo, e vai fazer parte do iOS 16?

Outro recurso de saúde sobre o qual há muito rumores é o gerenciamento de medicamentos - essencialmente, lembretes para quando tomar seus medicamentos. Também há indícios de que os recursos de saúde da mulher serão expandidos no aplicativo Saúde no iOS 16, embora não tenhamos ouvido exatamente como.

5. Detecção de acidentes

Há rumores de que a Apple está adicionando detecção de acidentes de carro na próxima versão do watchOS. Em suma, ele deve funcionar de forma semelhante à detecção de queda atual.

Sendo assim, quando o iOS reconhecer que você esteve em um acidente de carro, ele chamará serviços de emergência (após uma breve contagem regressiva). Entretanto, até o momento não se sabe se será exclusivo do iPhone 14, ou se também chegará a alguns modelos anteriores no iOS 16.

6. Recursos AR/VR

Gurman também observa que as primeiras versões do iOS 16 tem muitas referências ao próximo fone de ouvido de realidade mista da Apple e como ele interage com o iPhone.

Não se espera que a Apple revele seu fone de ouvido AR na WWDC. Então, provavelmente não haverá novos recursos visíveis para o usuário. O que podemos obter, ao invés disso, são algumas melhorias grandes para a estrutura ARKit para desenvolvedores.

7. Recursos de acessibilidade

A Apple revelou uma série de novos recursos de acessibilidade que virão "ainda este ano" no iOS 16. Eles incluem:

  • Legendas ao vivo: O seu dispositivo produzirá, de forma automática, legendas em tempo real para qualquer conteúdo de áudio, incluindo chamadas do FaceTime;
  • Espelhamento do Apple Watch: Você poderá espelhar o seu Apple Watch no seu iPhone;
  • Detecção de portas: Os dispositivos com LiDAR poderão detectar portas usando o aplicativo Lupa, lendo texto e julgando distância.

8. Atualizações do VoiceOver

Além dos recursos de acessibilidade acima, a Apple também mencionou que os seus dispositivos estariam recebendo suporte para mais de 20 novos idiomas. E o VoiceOver no Mac, terá uma nova ferramenta de verificador de texto para procurar problemas de formatação em texto escrito.

9. Atualizações de ditado

De acordo com a Apple, um novo modo de ortografia de controle de voz permitirá o ditado de ortografias personalizadas usando entrada de letra por letra.

10. Controladores de jogos

Por fim, a Apple também mencionou uma nova opção buddy controller que combina dois controladores de jogo em um que pode ser usado para a entrada de um único jogador.