O último iPod lançado pela Apple está sendo descontinuado. O anúncio foi feito pela própria Apple, onde é dito que a produção do iPod Touch (7ª geração) será encerrada junto com a famosa linha de DAPs (Digital Audio Players) da empresa. Essa decisão já era esperada depois que a companhia interrompeu o lançamento de novos iPods e passou a investir na reprodução de músicas a partir do iPhone e do iPad.

Lançado originalmente em outubro de 2001, o iPod trouxe uma nova forma de se ouvir músicas na época. Foi relatado pelo The New York Times que, segundo a Loup Ventures, empresa de capital de risco especializada em pesquisa tecnológica, estima-se que a Apple já vendeu aproximadamente 450 milhões de iPods desde a estreia do player de música.

O vice-presidente sênior mundial de marketing da Apple, Greg Joswiak, fala que o "espírito do iPod" vive na atual linha de produtos da empresa.

A música sempre fez parte do nosso núcleo na Apple, e trazê-la para centenas de milhões de usuários da mesma forma que o iPod impactou mais do que apenas a indústria da música - também redefiniu como a música é descoberta, ouvida e compartilhada. Hoje, o espírito do iPod continua vivo. Integramos uma experiência musical incrível em todos os nossos produtos, do iPhone ao Apple Watch ao HomePod mini e no Mac, iPad e Apple TV. E o Apple Music oferece qualidade de som líder do setor com suporte para áudio espacial - não há melhor maneira de curtir, descobrir e ouvir música.

Inovação trazida pelo iPod

iPod (1ª geração).
iPod (1ª geração).

Antes do iPod, segundo o site Wired, o que se tinha eram MP3 Players grandes com apenas 32MB ou 64MB de armazenamento, possibilitando armazenar somente algumas dezenas de músicas. Entretanto, havia alguns DAPs que utilizavam um HDD de 2,5 polegadas da Fujitsu para armazenar muitas músicas, provando que era possível ter um dispositivo "pequeno" (do tamanho de um CD Player portátil). O engenheiro veterano da Apple, Jon Rubinstein disse:

Eu não sei de quem foi a ideia de fazer um tocador de música, mas Steve se interessou rapidamente e me pediu para investigar.

No início de 2021, Jon, durante o evento Macworld em Tóquio visitou a Toshiba, fornecedora de HDDs da Apple na época. Lá foi mostrado um pequeno disco rígido de 1,8 polegadas que a empresa tinha acabado de desenvolver. Rubinstein comenta que "eles disseram que não sabiam o que fazer com isso. Talvez colocá-lo em um pequeno caderno.".

Foi então que começou a surgir o projeto do iPod. Em fevereiro de 2021, Jon contratou um consultor (engenheiro Fadell) para elaborar o dispositivo portátil de reprodução de músicas. Fadell tinha uma experiência considerável na fabricação de aparelhos portáteis, chegando a trabalhar em produtos populares da Philips.

Como Steve Jobs queria lançar seu MP3 Player até o final de 2001, Fadell, junto com uma equipe de engenheiros e designers, projetaram rapidamente o dispositivo. O time tirou o maior número de peças possíveis e o aparelho resumia-se em um HDD da Toshiba, uma bateria da Sony e alguns chips de controle da Texas Instruments. O projeto básico de hardware foi comprado de uma startup do Vale do Silício chamada PortalPlayer, que trabalhava com "designs de referência" para players digitais.

Um dos maiores problemas no desenvolvimento do iPod foi encontrar uma forma de prolongar a duração de bateria do aparelho. A solução foi utilizar chips de memória para carregar algumas músicas temporariamente. O primeiro player da Apple tinha um buffer de memória de 32MB, permitindo que a bateria durasse aproximadamente 10 horas.

Então, no dia 23 de outubro de 2001, o lançamento do primeiro iPod ocorreu, vendendo milhões de unidades.