A Apple anunciou os vencedores do Apple Music Award 2021 nesta semana, uma premiação anual onde são escolhidos os melhores artistas que conseguiram se destacar com suas músicas durante o ano. O terceiro prêmio Apple Music Award elegeu em 2021 o The Weeknd como artista do ano.

Segundo a Apple, "o Apple Music Awards homenageia conquistas musicais em cinco categorias distintas - Artista do Ano, Compositor do Ano, Artista Revelação do Ano, Melhor Música do Ano e Melhor Álbum do Ano - e os vencedores são escolhidos por meio de um processo que reflete a perspectiva editorial da Apple Music e o que os clientes ao redor do mundo mais ouvem."

Apple Music Award 2021: Artista do Ano

O artista do ano escolhido pelo Apple Music Award em 2021 foi o cantor canadense de R&B e pop The Weeknd. Segundo a Apple, o cantor "assumiu o controle da música e da cultura popular em seus próprios termos". No blog da Apple é dito que o álbum "After Hours" de 2020 do cantor e compositor do Canadá ultrapassou rapidamente um milhão de lembretes no Apple Music, obtendo o recorde de álbum que mais foi salvo antes do lançamento por um artista masculino na plataforma. Além disso, "After Hours" foi o álbum de R&B/Soul mais reproduzido na primeira semana de lançamento em 73 países.

Cantor canadense de R&B e pop The Weeknd. Fonte: Apple
Cantor canadense de R&B e pop The Weeknd. Fonte: Apple

Olivia Rodrigo foi indicada para três categorias

A música "Drivers License" ganhou rapidamente o gosto do mundo e se tornou uma das singles mais reproduzidas do planeta, tanto no Spotify quanto no Apple Music. Com apenas 18 anos a artista foi indicada para: Artista Revelação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano. Em seu blog, a Apple fala:

" ‘SOUR’ traz as maiores transmissões da primeira semana para um álbum de estreia na Apple Music globalmente, com todas as 11 canções do álbum classificadas no Daily Top 100: Global chart, bem como no Daily Top 100 chart em 66 países adicionais. Rodrigo foi capa das playlists da Apple Music Today's Hits, A-List Pop e New Music Daily, e fecha seu ano de mudança de vida como merecedora de seus três primeiros Apple Music Awards."

Olivia Rodrigo ganha em três categorias do Apple Music Award 2021 - Artista Revelação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano. Fonte: Apple
Olivia Rodrigo ganha em três categorias do Apple Music Award 2021 - Artista Revelação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano. Fonte: Apple

Apple Music Award 2021: HER é nomeada compositora do ano

A artista e instrumentista HER, através de seu álbum "Back of My Mind", ganhou a premiação de compositora do ano no Apple Music Award 2021. Sua produção foi um dos álbuns de R&B/Soul mais reproduzidos no Apple Music em uma semana após sua estreia. A Apple diz:

"A premiada cantora, compositora e multi-instrumentista O trabalho de HER no gênero R&B cresceu ainda mais em 2021 com o lançamento de seu aclamado álbum de 21 faixas ‘Back of My Mind’, que captura a artista em sua forma mais brilhante e confiante, e freewheeling."

Artista e instrumentista HER ganha premiação de Compositora do Ano com o álbum Back of My Mind. Fonte: Apple
Artista e instrumentista HER ganha premiação de Compositora do Ano com o álbum "Back of My Mind". Fonte: Apple

Apple Music Award 2021: Vencedores locais de cinco países ganham premiação

Neste ano de 2021 a Apple decidiu nomear os maiores artistas de cinco países. São eles:

  • África: Wizkid
  • França: Aya Nakamura
  • Alemanha: RIN
  • Japão: HIGE DANDISM OFICIAL
  • Rússia: Scriptonite