Em 2020, a Apple mostrou que poderia implementar mais profundamente o Shazam, software de identificação de músicas, no iOS 14. Agora, a "maçã" está aprimorando ainda mais essa funcionalidade e traz ao Apple Music a identificação de mixes e mash-ups de DJs com compensação para os artistas. Os assinantes do serviço de streaming podem descobrir o nome de faixas individuais e pular as músicas dentro do mix.

Através da tecnologia de identificação de músicas do Shazam, o sistema diz que música está sendo tocada em um ambiente, além de dizer de qual festival ela pertence, qual mix de DJ e mais. Há uma página dedicada ao gênero de Mix de DJs no Apple Music. De acordo com a Apple, o engajamento triplicou nos últimos 12 meses, somando mais de 300 milhões de streams deste tipo de música.

Página dedicada ao gênero de Mix de DJs no Apple Music. Fonte: Apple
Página dedicada ao gênero de Mix de DJs no Apple Music. Fonte: Apple

No ano passado, a Apple adicionou mixes de Charlotte de Witte, Tiësto, Carl Cox e outros. O fundador da gravadora "!K7 Records" (conhecida por focar em músicas eletrônicas), Horst Weidenmueller, diz:

"Por meio da parceria com a Apple, finalmente temos um lugar para celebrar DJ-Kicks com mais 14 edições que não estão no mercado há mais de 15 anos."

Apple trabalha para trazer mais mixes para seu serviço de streaming

De acordo com a Apple, a empresa está trabalhando para trazer ao Apple Music mais mixes, além de firmar parcerias com DJs para conseguir conteúdo exclusivo para a plataforma. Entretanto, o Apple Music ainda não abarca DJs menos conhecidos que costumam postar suas mixes no SoundCloud, por exemplo.

O que achou da iniciativa da Apple para trazer mais músicas de DJs ao Apple Music e oferecer uma experiência diferente para seus assinantes? Gostou? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!