A Apple possui uma tecnologia chamada True Tone, que está presente nas telas de alguns de seus aparelhos. Lançada no iPad Pro de 2016, essa tecnologia posteriormente foi adicionada aos dispositivos móveis, do iPhone 8 em diante, bem como nos iPad prós e MacBooks lançados após meados de 2018. Mas afinal, o que é a tecnologia True Tone da Apple e em que ela é capaz de melhorar os dispositivos? Aqui está tudo o que você precisa saber.

Como funciona o True Tone?

True Tone é um recurso que monitora automaticamente a luz em um ambiente, em seguida, ajusta a cor e intensidade de uma tela para fazê-la. De acordo com a Apple, a tecnologia "combina a luz ambiente para que as imagens pareçam mais naturais". É um efeito bem sutil, mas que pode reduzir os níveis de tensão ocular que ocorrem quando você passa horas olhando para uma tela.

Para ativar true tone no seu iPhone ou iPad vá para o menu Ajustes > Tela e Brilho, em seguida, ligue o interruptor True Tone.

Ajustes > Tela e Brilho > True Tone.
Ajustes > Tela e Brilho > True Tone.

O que é o Night Shift?

Night Shift é, em muitos aspectos, foi o precursor do True Tone (foi lançado no iOS 9.3), embora não exija os sensores adicionais e tipos de exibição. Por causa disso, ele está disponível em um número maior de dispositivos Apple, incluindo os seguintes:

  • iPhone 5s ou posterior
  • iPad 5ª geração ou posterior
  • iPad Pros
  • iPad mini 2 ou posterior
  • iPad Air
  • iPod Touch 6ª geração
  • MacBook Air em meados de 2012 ou mais tarde
  • MacBook Pro meados de 2012 ou mais tarde
  • MacBook 2015 ou posterior
  • iMac no final de 2012 ou posterior
  • Mac Pro no final de 2013 ou mais tarde

A ideia por trás do Night Shift é reduzir a quantidade de luz azul emananda das telas. Este comprimento de onda em particular, pode tornar mais difícil o sono. O princípio é que a luz azul faz seu cérebro pensar que ainda é dia, interrompendo assim seus ritmos circadianos naturais, que deixam seu corpo saber quando é hora de ir para a cama.

Enquanto a tecnologia true tone constantemente avalia a luz em uma sala ou local, e ajusta o display de acordo com ela, a tecnologia Night Shift, em comparação, é uma espécie de ferramenta sem cortes.

O recurso pode ser definido para ser ativado em um horário específico, geralmente no início da noite, e desligar-se logo pela manhã. Há uma configuração automática para usá-lá desde o pôr do sol ao nascer do sol, que alcança aproximadamente o mesmo resultado.

Você também define manualmente a temperatura de cor do display, dando-lhe uma tonalidade rosa ou alaranjada, mais forte ou mais fraca, dependendo do quanto você deseja reduzir a luz azul enquanto ainda usa o dispositivo.

Para usar o Night Shift no iPhone, acesse o menu Ajustes > Tela e Brilho, em seguida, ligue o interruptor Night Shift. Você pode ajustar o horário que deseja usar o recurso e a intensidade da luz amarela.

Ajustes > Tela e Brilho > Night Shift.
Ajustes > Tela e Brilho > Night Shift.

Para usar o Night Shift em um Mac, Vá em Preferiencias do Sistema > Telas > Night Shift .

Preferências do Sistema > Telas > Night Shift.
Preferências do Sistema > Telas > Night Shift.

Qual eu deveria estar usando?

Se o seu dispositivo suporta as suas tecnologias, então a resposta simples: Ambas. O True Tone é uma maneira útil de impedir que seus olhos se cansem ao usar seu iPhone, iPad ou MacBook Pro, por isso sugerimos tê-lo ligado.

Já o Night Shift serve com um propósito diferente e, portanto, pode ser um bom acompanhamento para o True Tone, já que seus olhos agora não tensos, são mantidos livres da luz azul que pode roubar seu sono.

Algumas pessoas acham a cor alaranjada do Night Shift um pouco desagradável de usar, mas isso também pode ter suas vantagens. Ao definir um nível severo de calor (mais rosa/laranja) para entrar em um determinado momento, o Night Shift pode agir como um alarme visual, lembrando-o de desligar seu dispositivo e ir descansar um pouco.