10 dicas para proteger seu iPhone dos hackers e golpes

Você sabia que o iPhone pode ser hackeado? Embora a Apple invista muito em segurança, sempre haverão novos golpes, e por isso aqui disponibilizamos 10 dicas para proteger seu iPhone dos hackers e golpes.

Foto de David Grandmougin em Unsplash
Foto de David Grandmougin em Unsplash

É possível hackear um iPhone? Grandes empresas de tecnologia como a Apple levam muito a sério a segurança. Inclusive, pagam muito dinheiro à hackers para que eles encontrem os bugs e falhas de segurança que eles não percebem. Respondendo a pergunta anterior: sim, é possível hackear um iPhone. Pensando nisso, elaboramos este artigo com 10 dicas para proteger seu iPhone dos hackers e golpes.

Apesar da Apple estar cada ver mais especializada em trazer segurança aos seus dispositivos, sempre podem haver brechas não previstas no sistema. Porém, não se preocupe: ao tomar precauções, usar os recursos de segurança do iPhone, e ter cautela para não permitir involuntariamente que os hackers acessem seu dispositivo, já é um grande passo.

10 dicas para proteger seu iPhone dos hackers e golpes

1. Nunca faça jailbreak

O conselho número um para manter os hackers longe do seu iPhone é nunca fazer jailbreak. O jailbreak permite que os proprietários de iPhone acessem aplicativos e softwares não disponíveis no ecossistema da Apple, mas também expõe seu aparelho a vírus e outros malwares.

Além disso, uma vez que você tenha executado o jailbreak em seu iPhone, você também anulou sua garantia, assim você não será capaz de obter ajuda da Apple se algo der errado com o seu dispositivo.

2. Use autenticação biométrica

Embora tenha havido alguns problemas de segurança com a biometria do iPhone sendo enganado por hackers, na maioria das vezes, e para a maioria das pessoas, elas continuam sendo o método recomendado de autenticação do usuário. Use autenticação biométrica, como impressão digital ou reconhecimento facial para adicionar uma camada extra de proteção.

3. Atualize o iOS no momento certo

Atualizar o iOS do seu dispositivo para a versão mais recente é a melhor maneira de garantir que seu iPhone esteja protegido contra hackers o máximo possível. Isso porque, a cada atualização, a Apple melhora os recursos de segurança e corrige quaisquer pontos fracos anteriormente negligenciados, que possam permitir o acesso dos hackers.

Entretanto, nas primeiras semanas após o lançamento de uma versão do iOS, muitas vezes ocorrem problemas com a atualização em si. É por isso que o recomendado é que você atualize o iOS regularmente no seu iPhone, mas não imediatamente.

Uma ou duas semanas é tempo suficiente para que quaisquer falhas graves se tornem aparentes. Quando uma nova atualização sair, espere cerca de duas semanas, e depois atualize.

4. Use uma senha 6 dígitos ou mais

Muitos usuários prefirem usar um código de quatro dígitos, mas o ideal é usar o máximo possível. Embora possa parecer inconveniente adicionar dois dígitos extras à sua senha, vale a pena pela segurança adicional.

Sua senha do dispositivo deve ser única e difícil de adivinhar. Nada de 1111 ou 123456! Há mil combinações possíveis de quatro números, e um milhão de combinações possíveis de seis. Escolha algo aleatório. Como você provavelmente vai usar essa senha com bastante frequência, deve ser fácil de lembrar.

5. Use um gerenciador de senhas

Um gerenciador de senhas é uma das melhores e mais fáceis coisas que você pode configurar para gerar e armazenar senhas fortes. Ele pode ajudá-lo a evitar o uso de senhas comuns e fracas que são negociadas na dark web, e tornar as aquisições de contas fáceis para cibercriminosos. De preferência, encontre um gerenciador de senhas que exija autenticação de dois fatores para proteção extra.

6. Habilite a autenticação de dois fatores (2FA)

A autenticação de dois fatores adiciona uma segunda camada de segurança às suas contas. Este passo simples diminui significativamente o risco de alguém acessar maliciosamente seu dispositivo ou contas.

7. Desconfie de permissões para aplicativos

Cuidado com os aplicativos que você instala e dá permissões. As permissões de acessibilidade são incrivelmente poderosas e podem levar o malware a agir em seu nome, de dentro de seus aplicativos. Reflita antes se há realmente uma boa razão para conceder a um aplicativo as permissões que ele pede. Em caso de dúvida, é melhor pedir ao desenvolvedor mais informações do que apenas permitir.

8. Leia as avaliações do aplicativo

Antes de baixar um aplicativo, leia as avaliações, especialmente os negativos, pois os hackers são conhecidos por criar falsas avaliações positivas de seus aplicativos para enganar mais vítimas.

9. Mantenha seus aplicativos atualizados

Pode ser muito fácil evitar essa pequena notificação lembrando você de atualizar seus aplicativos ou software do iPhone, mas bater repetidamente em 'lembre-me depois' pode, sem saber, expô-lo a ameaças de segurança.

Os desenvolvedores estão frequentemente trabalhando para garantir que o software seja o mais seguro possível. Ter a versão mais recente significa também ter a versão mais segura.

10. Instale uma VPN

Equipar seu iPhone com uma VPN de alta qualidade é o passo mais poderoso que você pode dar para proteger seu iPhoen e seus dados. Uma Rede Privada Virtual é uma ferramenta imperdível que pode trazer segurança extra para usar seu iPhone em diferentes redes Wi-Fi, incluindo as desconhecidas. Alguns serviços de VPN são gratuitos, outros não, mas pagar alguns reais é mais do que um preço justo para manter seus dados protegidos.

POCO M3: Celular de 6000mAh por apenas R$1200, vale a pena? - Review/análise

Mais um smartphone baratinho passa aqui pela redação do Oficina da Net. O Poco M3, da Xiaomi, é uma boa opção para quem quer um aparelho de baixo custo e ótimo benefício. Vale a pena comprar? Confira o review desse smartphone com incríveis 6000mAh de bateria, conjunto triplo de câmeras na traseira e um design lindíssimo.

Comentários

Conteúdo relacionado

Novo malware! 30 mil Macs com chip Intel e Apple M1 foram infectados
Apple

Novo malware! 30 mil Macs com chip Intel e Apple M1 foram infectados

Conhecido até agora como “Silver Sparrow", o novo malware atinge milhares de dispositivos espalhados pelo mundo; seu propósito e método de propagação ainda é um mistério! Confira!

Apple supostamente está desenvolvendo bateria magnética para próximos iPhones
Apple

Apple supostamente está desenvolvendo bateria magnética para próximos iPhones

A Apple está trabalhando em um novo power bank magnético e que será utilizado nos próximos iPhones. O design é bem semelhante a um porta cartão. Veja detalhes.

Como manter seu Apple ID seguro contra hackers
Apple

Como manter seu Apple ID seguro contra hackers

Confira esse guia completo para a segurança da sua conta Apple, com dicas essenciais de segurança para proteger seus dados confidenciais contra hackers.

Que tal usar o Android no seu iPhone? Agora você pode, com o Samsung
Apple

Que tal usar o Android no seu iPhone? Agora você pode, com o Samsung "iTest"

Tirando os Appleminions que não trocam de sistema de jeito algum, outros usuários de iPhone já consideraram trocar seus iPhones por um Android. A Samsung parece que está entregando uma experiência dentro do iOS para quem quer usar um Android, veja.

iPhone 13: apesar da crise, Apple diz que haverá estoque de chips A15 suficiente
Apple

iPhone 13: apesar da crise, Apple diz que haverá estoque de chips A15 suficiente

A Apple afirma estar “acostumada” com a pandemia e diz que a crise no mercado de semicondutores tem afetado cada vez menos as suas instalações. Confira!

iPhone 13 Pro: modelo é impresso em 3D para revelar suposto design
Apple

iPhone 13 Pro: modelo é impresso em 3D para revelar suposto design

O suposto design do iPhone 13 Pro é divulgado na rede em um vídeo que mostra um protótipo do aparelho em 3D com um entalhe frontal menor. Confira!

Apple agenda WWD 2021 para junho e deve revelar o iOS 15; saiba mais
Apple

Apple agenda WWD 2021 para junho e deve revelar o iOS 15; saiba mais

A Apple divulgou a data da WWDC, conferência anual que é realizada para anunciar a chegada dos novos sistemas operacionais da empresa e revelar projetos futuros.

Apple Maps recebe atualização e finalmente traz recurso muito aguardado pelos motoristas
Apple

Apple Maps recebe atualização e finalmente traz recurso muito aguardado pelos motoristas

A Apple está testando no Brasil uma funcionalidade que permite aos usuários ativarem a exibição de radares durante o trajeto, função que já existe em outros apps.

Como parar de receber notificações no iPhone?
Apple

Como parar de receber notificações no iPhone?

Nada mais chato do que as notificações no celular quando você não quer as ver. Mas saiba que o iOS oferece várias maneiras de silenciar notificações.