As telas micro OLED serão usadas ​​nos "próximos dispositivos de realidade aumentada". Essas telas micro OLED são construídas diretamente em pastilhas de chip em vez de um substrato de vidro, o que resulta em monitores que são mais finos, menores e mais eficientes em termos de energia.

Essas telas micro OLED mais finas são ideais para dispositivos menores, como os óculos inteligentes que dizem que a Apple está trabalhando. O desenvolvimento de monitores micro OLED está em estágio de produção experimental e levará vários anos até que a Apple e a TSMC estejam prontas para a produção em massa.

Isso tornaria esses monitores apropriados para uso em óculos como os que a Apple supostamente trabalha para serem lançados por volta de 2023. Dizem que essas telas estão em desenvolvimento atualmente têm menos de uma polegada de tamanho. A Apple já tem parceria com a TSMC em todos os chips da série A usados ​​no iPhone e iPad e também em seus novos chips M1 que são usados ​​na linha de Mac da Apple.

"Os players de painéis são bons em fazer telas cada vez maiores, mas quando se trata de dispositivos finos e leves como óculos AR, você precisa de uma tela muito pequena", disse uma fonte que tem informações diretas sobre o projeto de P&D de micro OLED.

"A Apple está fazendo parceria com a TSMC para desenvolver a tecnologia porque a experiência do fabricante de chips está tornando as coisas ultra-pequenas e de ótima qualidade, enquanto a Apple também está alavancando o know-how dos especialistas em painéis em tecnologias de exibição."

Além de trabalhar em telas micro OLED em fábricas localizadas em Taiwan, a Apple também está explorando a tecnologia microLED, com linhas de produção de teste para ambos os tipos de tela. Um relatório de junho de 2020 sugeriu que a Apple havia investido US$330 milhões em uma fábrica taiwanesa de desenvolvimento de monitores microLED para Apple Watch, iPads e MacBooks junto com o fornecedor Epistar.

O MicroLED, uma tecnologia separada do micro OLED, usa componentes que são menores do que aqueles usados ​​na iluminação LED tradicional. Esses visores não requerem módulos de luz de fundo, portanto, podem ser mais finos, além de oferecerem alto contraste de cores e podem ser usados ​​para fazer telas dobráveis ​​ou curvas.

A Apple tem contratado veteranos da fabricante de monitores AU Optoelectronics para trabalhar em micro OLED, e os funcionários estão sujeitos a acordos de não divulgação que os proíbem de "até mesmo se encontrarem com amigos ou conhecidos que trabalham na indústria de tecnologia".

Os investimentos da Apple em micro OLED e microLED visam reduzir sua dependência da Samsung Electronics no futuro. Samsung é o principal fornecedor da Apple para telas OLED usadas nos iPhones atuais.