Já não é de hoje que ouvimos boatos sobre o suposto novo óculos de realidade mista (virtual e aumentada) da Apple. Agora, o jornal The Information resolveu revelar informações sobre o futuro dispositivo, dizendo que teve acesso ao desenho conceitual do protótipo que pode ser anunciado já no próximo ano. Apesar de toda essa euforia, o preço esperado supera a realidade de muitos.

A imagem divulgada não revela muitos detalhes do suposto relógio, pois parece mais um esboço. Porém, podemos perceber as referências de outros produtos da empresa nesse dispositivo, como é o caso do Apple Watch, deixando bem claro a possibilidade de o usuário poder trocar a tira que envolve o óculos preso à cabeça, assim como acontece com as pulseiras do relógio. Além disso, essa malha em torno das lentes pode ser a mesma utilizada na tiara do AirPods Max.

A imagem acima mostra o suposto design do óculos. (Imagem: The Information / Reprodução)
A imagem acima mostra o suposto design do óculos. (Imagem: The Information / Reprodução)

De acordo com a fonte, a expectativa é que o óculos chegue custando o valor exorbitante de US$ 3 mil (aproximadamente 16,1 mil reais no câmbio atual). Esse com certeza é um valor bem elevado, ainda mais se compararmos com o bem conhecido Oculus Quest 2 que custa algo em torno de R$ 4 mil no Brasil.

Leia também:

Vale o que custa?

Algumas pessoas acham esse valor justificável se levar em consideração a tecnologia implantada no dispositivo. De acordo com informações, a expectativa para esse óculos é que ele chegue com duas telas de 8K, processador Apple Silicon, sensor LiDAR e dezenas de câmeras espalhadas pelo seu corpo com o objetivo de rastrear e mapear os movimentos das mãos e ambiente.

Esses componentes darão ao óculos, a capacidade de oferecer uma experiência de uso diferenciada, além de reduzir a carga computacional, isto é, em outras palavras, o óculos não se concentra em exibir todos os objetos com o máximo detalhes, mas apenas aqueles ao qual o usuário olha diretamente.

Vale ressaltar que essas informações precisam ser encaradas como rumor, já que nem mesmo a imagem que foi divulgada pelo jornal é possível confirmar com a fabricante.

E o Apple Glass?

Esse é um outro dispositivo ao qual a Apple está trabalhando há anos, mas que aparentemente ainda está muito longe de ser oficialmente apresentado, devido a impasses tecnológicos.

De qualquer forma, a Apple pode aproveitar o lançamento do óculos VR em 2022 como um certo "impulso" para finalmente anunciar o Apple Glass em 2023.

Via