Os smartphones dobráveis ainda são muito caros hoje em dia, mas cada vez mais tem se tornado comuns com os modelos desenvolvidos pela Motorola, Samsung e LG. Agora, quem quer embarcar nesse segmento é a Apple, empresa de Tim Cook que inclusive já vem testando pelo menos dois modelos de smartphones dobráveis.

A informação é do jornal tailandês Economic Daily News, que confirma que a Foxconn, empresa responsável por fabricar os iPhones na Ásia, já tem dois protótipos desenvolvidos e que foram certificados no teste de durabilidade realizado pela própria empresa.

Desde quando os primeiros dispositivos dobráveis apareceram, rumores apontavam que a Apple também deveria lançar o seu modelo. Na época, o projeto parece que não foi adiante devido uma série de fatores, mas recentemente voltou a ganhar força após o flagrante de que a companhia havia solicitado uma nova patente com os seguintes dizeres: carcaça para dispositivo eletrônico onde a primeira e segunda porções se unem utilizando uma dobradiça.

Os iPhones dobráveis estão nos planos da Apple desde 2017. (Imagem: Reprodução/uspto)

Essa patente registrada junto aos órgãos reguladores mostram que a Apple já tem uma ideia interessante para entrar no segmento de telefones dobráveis. Segundo as informações, a empresa conta com dois projetos distintos de aparelhos: um iPhone que dobra na vertical, similar ao Galaxy Z Flip, e outro mais conservador, com duas telas divididas por um sistema de dobradiças.

Sonho antigo

A ideia de ter um iPhone dobrável não é de hoje. Em 2017, a Apple já havia registrado uma patente que sugeria um modelo de telefone que viria integrado com duas telas. Uma das principais características desse novo modelo da companhia, é que a fabricante quer esconder as dobradiças que dividem as duas telas. Por exemplo, o Surface Duo, telefone com telas duplas da Microsoft,tem um sistema de dobradiças que fica visível quando a tela é esticada. A Apple não quer que seus modelos venham com esse componente à vista de todos.

Depois de tanto protelar, parece que o projeto finalmente vai sair do papel, e a expectativa era de que a empresa anunciasse o seu primeiro iPhone dobrável em 2020. Entretanto, assim como outras fabricantes de diversos ramos diferentes, a Apple também foi afetada pela pandemia que se instalou durante o ano passado e que ainda vive em nosso meio durante o início de 2021.

Contudo, se tudo sair conforme o planejado, a empresa de Cupertino deve apresentar os dois modelos dobráveis até o fim de 2022.