O Android e o macOS nunca foram melhores amigos. Embora o desenvolvimento de aplicativos para Android seja fácil para o sistema operacional desktop da Apple, a situação é muito diferente para transferências simples de arquivos. No entanto, há muitas maneiras que você pode usar para fazer transferência de arquivos entre Android e macOS.

Como passar fotos e arquivos de celular Android usando o aplicativo Captura de Imagem

O Captura de Imagens é a melhor maneira de transferir imagens de qualquer dispositivo para o Mac. É rápido, eficiente, fornece uma visualização em miniatura, além de permitir que você exclua as imagens do dispositivo se quiser. Veja como copiar fotos de um telefone Android para um Mac com este aplicativo:

  1. Conecte o dispositivo Android ao Mac com um cabo USB e escolha a opção "Transferir Fotos".
  2. Inicie o aplicativo "Captura de Imagem", que é encontrado no Launchpad do seu Mac.
  3. Selecione o seu smartphone Android na lista 'Dispositivos', do lado esquerdo do app.
  4. Opcionalmente selecione uma pasta de destino para as fotos.
  5. Clique no botão "Baixar tudo" para transferir todas as fotos do smartphone Android para o Mac.
Captura de Imagem

O Captura de Imagem também permite mover seletivamente imagens do dispositivo, selecionando-as na janela e escolhendo "Importar" em vez do botão Importar Tudo.

Quando terminar, localize a pasta de destino especificada no Finder e todas as suas fotos estarão lá.

Alguns dispositivos Android parecem ter problemas com o Captura de Imagem, porém, e se você encontrar algum problema desse tipo, você deve baixar um outro aplicativo para transferir arquivos, como o Transferência de Arquivos do Android ou o Pré-Visualização.

Como passar fotos e arquivos de celular Android usando o aplicativo Transferência de Arquivos do Android

O Transferência de Arquivos do Android é um aplicativo de gerenciamento de arquivos que permite copiar fotos de e para o Mac para um dispositivo Android, e naturalmente isso significa que você também terá acesso a fotos e filmes também.

Se por algum motivo houver um problema com o Captura de Imagens, como ele não reconhecer seu dispositivo Android, então o aplicativo Transferência de Arquivos do Android é a melhor opção, e quase certamente reconhecerá o dispositivo desde que esteja executando o Android 3.0 ou posterior (a maioria dos dispositivos são):

  1. Se você ainda não o fez, baixe o aplicativo Transferência de Arquivos do Android e instale-o em seu Mac. Ele ficará no Launchpad.
  2. Conecte o dispositivo Android ao Mac com um cabo USB.
  3. Inicie o app Transferência de Arquivos do Android e aguarde que ele reconheça o dispositivo.
  4. As fotos são armazenadas em um dos dois locais, a pasta "DCIM" e/ou a pasta "Imagens", veja em ambos.
  5. Use arrastar e soltar para puxar as fotos do Android para o Mac.

O Transferência de Arquivos do Android mostrará uma barra de progresso com o tempo estimado restante, quantas imagens estão sendo copiadas, e uma opção para cancelar a cópia do arquivo é exibida.

Transferência de Arquivos do Android

Em termos das duas pastas, "DCIM" tende a ser onde as fotos tiradas com os aplicativos de câmera digital aparecem, enquanto "Imagens" é geralmente onde as fotos salvas dos aplicativos aparecem.

O Transferência de Arquivos do Android é um daqueles aplicativos que todos os usuários de Mac que também possuem um tablet ou smartphone Android devem ter à mão. Você verá que se você explorar o dispositivo um pouco com o app, há acesso a grande parte do sistema de arquivos dispositivos Android.

Como passar fotos e arquivos de celular Android usando o aplicativo Pré-Visualização

O Pré-Visualização é o aplicativo padrão de visualização de imagens para Mac OS que também pode servir como um meio de copiar fotos de câmeras, smartphones e tablets.

  1. Inicie o Pré-Visualização depois de conectar o dispositivo Android ao Mac.
  2. Puxe para baixo o menu "Arquivo" e perto da parte inferior do menu opções escolher "Importar (nome do dispositivo)".
  3. Selecione as imagens para transferir e escolha a opção "Importar".

A interface do Pré-Visualização para copiar imagens é muito parecida com o Captura de Imagens, mas com menos opções, e também não há opção de iniciar e importar automaticamente as fotos após a conexão.