A informações chegou através do pessoal da Korea IT News, a Apple está aparentemente procurando fornecedores para trazer para seus smartphones um sistema de câmera periscópica.

Com tantos smartphones Android com câmeras desse tipo, a Apple ficou para trás, mesmo com sua recém lançada linha, os iPhone 12, que trazem câmera telefoto, mas com um zoom ótico máximo de 2.5x.

Na tentativa de melhorar o zoom óptico de seus dispositivos, o caminho, pelo menos até o momento, é um só, a câmera periscópica, que refrata a luz como um periscópio com as lentes e os sensores colocados horizontalmente em vez de verticalmente.

A Apple está buscando introduzir câmeras triplas em seus iPhones no mínimo, de acordo com funcionários da indústria que estão familiarizados com a situação relacionada ao desenvolvimento de câmeras para os iPhones.

Apple corre atrás do prejuízo

A Apple está atualmente procurando por essa tecnologia de câmera periscópica além de patentes para fortalecer o recurso de zoom óptico dos iPhones e já teve conversas a respeito com uma empresa específica. O principal benefício desta tecnologia é que ela pode permitir níveis mais altos de zoom óptico sem ter que aumentar a espessura do iPhone ou do iPad.

O sistema híbrido da OPPO traz módulo de câmera periscópica com distância focal variável.
O sistema híbrido da OPPO traz módulo de câmera periscópica com distância focal variável.

O zoom óptico é determinado pela distância entre uma lente e um sensor de imagem. Distância focal mais longa pode realizar zoom óptico com maior ampliação. Essa tecnologia poderia ser usada em mais do que apenas as lentes de zoom, pois, se a tecnologia fosse boa o suficiente, ela poderia se livrar da protuberância da câmera que atualmente afeta quase todos os smartphones do mercado.

A estrutura da câmera periscópica surgiu como uma forma alternativa. Em vez de empilhar um sensor e um sensor de imagem verticalmente, a câmera refrata a luz através do prisma e tem uma lente e um sensor de imagem colocados horizontalmente. Essa estrutura começou a ganhar atração das indústrias, pois resolve o problema da "protuberância da câmera" e auxilia no aumento da ampliação do zoom óptico.

Ainda de acordo com a Korea IT News, a Apple pode ter que fazer parceria com empresas como a Samsung que já utilizam a tecnologia para suas câmeras zoom e detém muitas das patentes em torno da tecnologia.

Como dito, a Samsung Electronics possui patentes importantes relacionadas à câmera periscópica, algumas pessoas levantam a possibilidade de uma parceria entre a Apple e a Samsung Electronics ou Samsung Electro-Mechanics.

"O atuador tipo bola é a chave para a câmera dobrada e as patentes relacionadas ao atuador estão em posse da Corephotonics, que foi recentemente adquirida pela Samsung Electronics." disse um funcionário da indústria de módulos de câmera. "Ouviu-se que a Apple não é capaz de projetar facilmente a estrutura de câmera periscópica devido a questões de patente."

Não está claro se a Apple precisa recorrer à Samsung para fornecer as câmeras, mas engraçado será Trump sair em janeiro da Casa Branca, cair o embargo comercial contra a Huawei e vermos as câmeras periscópicas, presentes nas linhas P30, Mate 30, P40 e Mate 40 aparecendo nos iPhones em 2021 ou 2022.