Nesta quarta-feira (18), a Apple anunciou o programa App Store Small Business, uma iniciativa que deve reduzir a taxa sobre as transações que são realizadas na Apple Store - a redução cai de 30% para 15% para os desenvolvedores que possuem sua receita anual abaixo de US$1 milhão.

Com o anúncio desse programa, a Apple recebeu muitas críticas, principalmente da Epic Games, desenvolvedora do popular jogo Fortnite, e do Spotify, plataforma de streaming de músicas e podcasts. Ambas declararam que vão contra essa iniciativa da Apple para limitar que todas transações em aplicativos sejam efetivadas pela App Store, e repudiam a redução da taxa de 30% sobre as compras.

Epic Games

Em nota, a desenvolvedora de jogos, Epic Games, declarou que esta ação de determinar um corte para 15%, nada mais é que uma forma de tentar separar os desenvolvedores e assim evitar movimentos contra a empresa.

Tim Sweeney, CEO da empresa, afirma que a Apple tomou essas medidas para, nas palavras dele, "remover críticos suficientes para que possam escapar impunes com seu bloqueio à concorrência e com sua taxa de 30% sobre a maioria das compras in-app. Mas os consumidores continuarão a pagar preços inflados acrescidos pelas taxas da Apple."

"Isso seria algo a comemorar se não fosse um movimento calculado da Apple para dividir os criadores de aplicativos e preservar seu monopólio sobre lojas e pagamentos, novamente quebrando a promessa de tratar todos os desenvolvedores igualmente".

Spotify

A empresa responsável por um dos maiores aplicativos de streaming de músicas, destaca que a Apple tem manipulado as ações de desenvolvedores de apps para sua plataforma.

Segundo o Spotify, esse é um comportamento anticompetitivo e que ameaça todos os desenvolvedores do iOS. A Apple tem altas taxas que se tornam discriminatórias, e com o sistema de pagamento da empresa vinculado aos aplicativos de terceiros, a empresa tem criado um grande monopólio financeiro, e aqueles desenvolvedores que se recusam a utilizar do serviço, sofrem duras restrições.

Desenvolvedores contra a Apple

Essa redução de 30% para 15% engloba boa parte da comunidade de desenvolvedores de aplicativos para iOS. No entanto, esse lucro que a empresa obtém pela App Store representa apenas 5% de todo o faturamento que a empresa consegue arrecadar em um ano.

Contudo, além do Spotify e a Epic Games, existem outros nomes como o Deezer, Basecamp e Blockchain.com que formam o time de desenvolvedores que vão contra as medidas da empresa de Cupertino.

O grupo "Coalition for App Fairness" foi criado para defender tais desenvolvedores contra as medidas audaciosas da Apple. Muitos aguardam que a empresa reveja suas intenções e atualize sua política, já que hoje o mercado tem se tornado cada vez mais difícil em questões de competitividade.