Já sabemos que os novos Macs com chip M1 podem executar aplicativos Intel e ARM feitos para macOS e iOS, mas os usuários de Mac que dependem do Windows para algum software específico perderam o suporte do Boot Camp.

No entanto, CodeWeavers anunciou que o CrossOver 20 agora funciona em Macs com processador Apple, o que significa que os novos Macs M1 podem rodar software Windows diretamente no macOS.

CrossOver

Se você não está familiarizado com o CrossOver, é uma plataforma baseada no projeto Wine de código aberto que pode executar o ambiente Windows no macOS e Linux. Em outras palavras, ele permite que os usuários instalem e executem o software Windows em outros sistemas operacionais, mesmo sem instalar uma versão completa do Windows, como você faz em uma máquina virtual.

Enquanto a Apple e a Microsoft confirmaram que os novos Macs baseados em ARM não suportam mais o Windows (pelo menos por enquanto), os desenvolvedores do CodeWeavers foram capazes de rodar CrossOver 20 em Macs com chip M1.

A versão mais recente do CrossOver emula binários do Windows Intel no macOS por meio da tecnologia Rosetta 2, que emula binários x86 no novo hardware ARM Mac. Isso é incrível quando você considera que estamos falando do dispositivo mais barato que você pode comprar da Apple, que é termicamente regulado e não tem um núcleo de GPU.

A equipe do CrossOver instalou com sucesso alguns softwares do Windows em Macs M1, incluindo a versão desktop do popular jogo Between Us e até Team Fortress 2. Embora o jogo tivesse algum lag, ele rodou bem na maioria das vezes, como você pode ver abaixo.

A execução do CrossOver 20 em Macs com chip M1 só foi possível com o macOS Big Sur 11.1 beta, que traz correções críticas para a tecnologia Rosetta 2. Os usuários que executam a versão beta mais recente do macOS agora podem experimentar o software Windows nos novos Macs com CrossOver 20.0.2.

Confira a postagem completa no blog no site CodeWeavers para obter mais detalhes sobre CrossOver 20 em Macs M1.