Macbook Air e Pro com chip M1 superam a Intel em novos testes realizados

Os novos Macs equipados com chips M1 passaram por testes e confirmaram que a Apple fez um grande avanço tecnológico, sendo superiores até mesmo que o Macbook Pro com chipset Intel. Confira os detalhes do teste!

Os novos Mac com chips M1 merecem elogios.
Os novos Mac com chips M1 merecem elogios.

Atualmente, os holofotes do mundo tecnológico estão focados em torno dos novos computadores de mesa lançados pela Apple na última semana. Os novos MacBooks Air e Pro foram equipados com o chip M1, processador fabricado pela própria empresa da Maçã e assim dando fim a longa parceria que a empresa tinha com a Intel, até então fornecedora oficial de chipsets para os Macs durante os últimos nove anos.

Com esse cenário em pauta, testes foram realizados para comprovar o desempenho dos novos Macs, e o resultado mostra que de fato são superiores até mesmo que o Mac Pro.

Muito do que foi falado anteriormente prova quais são as reais expectativas do mercado quanto a esse novo passo da Apple. De fato, os processadores M1 têm performance que causam inveja aos seus concorrentes, e com isso podemos esperar um futuro brilhante para a empresa de Cupertino.

Já que as primeiras impressões são realmente muito boas, durante os últimos dias um teste foi realizado por Matthew Panzarino, do TechCrunch, para comprovar o desempenho do M1.

Elogios

Segundo Panzarino, a performance e desempenho do M1 ganha destaque tanto em modelos de mesa ou portáteis, entregando alta potência às máquinas sem comprometer o consumo elevado de bateria.

Panzarino afirmou que a melhor forma de descrever o uso dos novos computadores é compará-los a um iPad Pro de última geração: tudo ocorre de forma instantânea, como se o computador já estivesse esperando a nossa solicitação, e essa transição entre um chipset Intel para uma máquina com M1, nas palavras dele, é como sentir uma dor crônica na coluna por longos anos, e de repente sentir um alívio.

A transição de apps no dock do sistema operacional é chamado de alívio por Panzarino.
A transição de apps no dock do sistema operacional é chamado de "alívio" por Panzarino.

Ele ainda realizou um teste complexo, quando ao tentar compilar o código aberto do WebKit (motor de renderização do Safari), o Mac mini e o MacBook Pro equipados com M1 foram capazes de concluir a operação em 20 minutos e 43 segundos, pouca diferença do Mac Pro. Já o MacBook Pro com o chip Intel completou a mesma tarefa no tempo total de 46 minutos.

Outro detalhe chama a atenção referente ao consumo de energia, após terminar o procedimento de teste, o MacBook Pro e o MacBook Air tinham ainda 91% de bateria disponível. O MacBook Pro que também possui o chip M1 tinha 61%. O Pro de 13 polegadas e com chip Intel, porém, gastou mais da metade da bateria, chegando a 24%.

Panzarino ainda testou os dispositivos realizando edição e renderização de vídeos, e nesse teste ele notou que as novas máquinas da Apple ficam razoavelmente atrás de outros computadores mais potentes apenas quando dependem muito da GPU1. Mesmo assim, o resultado foi bastante agradável.

Críticas

Claro que nada é realmente perfeito, e uma coisa que rendeu críticas de Panzarino, se trata da nova integração dos Macs com os aplicativos de iOS e iPadOS. Ele classificou essa experiência como pouco intuitiva para o usuário, com um controle limitado quando solicitado por toque ou para o trackpad. Segundo ele, porém, essa é a única coisa que no momento deve ser sinalizada para uma melhor experiência no futuro.

No geral, podemos concluir que o futuro da Apple com o chipset M1 realmente é brilhante, e suas concorrentes, como a Intel por exemplo, pode começar a se preocupar e buscar opções para bater de frente agora com sua rival.

5 Fones Bluetooth, qual comprar?

Conteúdo relacionado

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review
Celulares

O melhor intermediário para importar? OnePlus Nord 2 5G Review

Já pensou em comprar um celular intermediário top, com tela boa, câmera de 50MP da Sony e preço competitivo? É o Oneplus Nord 2

Macbook Air ganha chip Apple M1, não possui cooler e tem 18h de bateria
Apple

Macbook Air ganha chip Apple M1, não possui cooler e tem 18h de bateria

Apple anuncia novo Macbook Air com seu novo chip baseado em arquitetura Arm, M1, com uma grande duração de bateria e... sem cooler!

1º MacBook Pro de 13 polegadas com processador Arm da Apple é lançado
Apple

1º MacBook Pro de 13 polegadas com processador Arm da Apple é lançado

Apple anuncia primeiro Macbook Pro de 13 polegadas com processador Arm. Conheça as configurações do novo notebook da Apple e seu processador M1!