Nesta tarde de hoje (10) a Apple anunciou seu primeiro notebook que irá utilizar um processador projetado pela própria empresa. O novo processador baseado em Arm desenvolvido pela Apple é, segundo a empresa, o "núcleo de CPU mais rápido do mundo". Além desta novidade, a companhia também disse que seu novo computador portátil será lançado com o macOS 11 Big Sur, projetado especificamente para aproveitar as vantagens do novo hardware.

O novo MacBook Pro chega com uma tela de 13 polegadas e possui gráficos integrados com mais rapidez, potência e ganhos consideráveis em termos de desempenho comparado aos chips Intel utilizados anteriormente. Segundo a Apple, seu novo notebook está 2,8 vezes mais rápido e possui uma capacidade gráfica até 5 vezes mais eficiente que a geração anterior. Além disso, o computador ainda conta com a touch bar para auxiliar nos comandos e duas portas Thunderbolt 4 no lado esquerdo do notebook.

Mas as melhorias não pararam por aí, pois agora o Macbook Pro possui uma bateria com furação de até 17h de navegação e até 20h de reprodução de vídeo. Segundo a empresa, este aprimoramento significa 10 horas a mais do que a geração anterior e é a bateria com maior duração já oferecida em um Mac.

Novidades trazidas para o Macbook Pro de 13 polegadas. Fonte: Apple
Novidades trazidas para o Macbook Pro de 13 polegadas. Fonte: Apple

Em termos de opções de configuração de hardware, a Apple oferece o Macbook Pro de 13 polegadas com 8GB ou 16GB de memória RAM, SSDs de 256GB, 512GB, 1TB e 2TB. O processador no então não poderá ser mudado, tendo somente como opção o M1.

O lançamento de hoje marca uma grande mudança para os usuários da Apple, pois fará com que chips construídos com a mesma arquitetura (Arm) se comuniquem melhor. Isso significa uma melhor interação entre o iPhone, iPad e computadores com macOS.

Disponibilidade e lançamento

O novo notebook Macbook Pro de 13 polegadas custará a partir de US$1299 e já entra em pré-venda a partir de hoje. Seu lançamento irá ocorrer no dia 17 de novembro (daqui 1 semana exatamente).