Apple recebe notificação do Procon-SP devido ausência de carregador nos iPhones

Procon-SP notifica Apple devido a falta do carregador de parede para recarregar a bateria dos iPhones. Confira as questões levantadas pelo órgão estadual de defesa do consumidor.

Apple recebe notificação do Procon-SP devido ausência de carregador nos iPhones

Assim como na França com o caso dos fones de ouvido e a lei que obriga as fabricantes a colocar um "kit viva-voz" na caixa dos celulares, no Brasil o Procon-SP decidiu cobrar da empresa o carregador que não está mais vindo na embalagem do iPhone 11, XR e SE. Além disso, como já havia sido anunciado durante o evento de lançamento, a "maçã" não irá incluir carregadores na caixa do iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

Durante uma entrevista com o jornal "O Globo", o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, disse:

"A venda separada do aparelho e do carregador é uma inovação que pode configurar prática abusiva, pois um precisa do outro para ter utilidade."

De acordo com Fernando, a Apple poderia estar praticando venda casada ao vender seus celulares sem o carregador. Agora a Apple tem 72 horas para responder as seguintes perguntas levantadas pelo Procon-SP:

  • Por que a empresa decidiu vender o iPhone sem o adaptador de tomada na caixa?
  • Qual é o preço de um carregador oficial adquirido de forma separada?
  • Quanto tempo a bateria leva para ser recarregada com esse carregador?
  • Como funcionará a garantia se o cliente adquirir o iPhone e o acessório em datas diferentes?
  • O consumidor pode usar outros carregadores com o iPhone?

Carregador para iPhone vendido pela Apple no Brasil custa R$219

Embora a Apple ainda não tenha respondido as questões feitas pelo Proncon-SP formalmente, a empresa já tem a resposta para estas dúvidas publicamente. Segundo a Apple, o motivo pelo qual a companhia deixou de incluir o carregador na caixa de seus celulares foi devido ao fato de que seus clientes já possuem carregadores, tornando assim o acessório "desnecessário". Segundo a "maçã", a ação é a mais correta a ser tomada para reduzir a geração de lixo eletrônico e evitar que haja mais impactos.

Evidentemente é complicado engolir a desculpa da Apple dada acima como justificativa para retirar o carregador da caixa dos iPhones. Obviamente, a empresa considerou em suas palavras somente os clientes já existentes, mas e os novos? Além disto, considerando que um usuário de iPhone compre os novos celulares lançados, ele terá que comprar além do carregador, um cabo novo, já que a maioria dos iPhones (excluindo o iPhone 11 Pro e Pro Max) possuem carregador com conector USB-A (agora os iPhones 12 vem com cabo USB-C).

Atualmente a Apple vende o carregador USB-C para iPhones de 20W por R$219. O produto possui garantia de 1 ano contra defeitos de fabricação contando a partir da data da compra de acordo com o site.

A vice-presidente de marketing do iPhone, Kaiann Drance, diz:

"Ainda é possível usar seus cabos Lightning antigos e qualquer um dos adaptadores de tomada que funcionam… encorajamos você a usá-los também".

Quando ao possivel dano causado por carregadores de terceiros no iPhone do usuário, a Apple diz que a bateria dos iPhones "foi projetada para manter até 80% da sua capacidade original por 500 ciclos completos de carga". Caso a bateria venha a apresentar algum defeito dentro do período de 1 ano, a empresa irá realizar a troca.

O que você acha da atitude da Apple para com seus consumidores e futuros clientes? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

O melhor celular intermediário para importar?

Conteúdo relacionado

iPhone 12 Pro Vs Galaxy Note 20 Ultra e Pixel 5 - Teste cego de câmeras
Celulares

iPhone 12 Pro Vs Galaxy Note 20 Ultra e Pixel 5 - Teste cego de câmeras

Confira o teste cego de câmeras do iPhone 12 Pro contra os smartphones Samsung Galaxy Note 20 Ultra e Pixel 5. Qual será o melhor?

iPhone 12 parece ser capaz de realizar carregamento reverso sem fio
Apple

iPhone 12 parece ser capaz de realizar carregamento reverso sem fio

Registro do FCC revela que iPhone 12 pode ser capaz de realizar o carregamento reverso sem fio de dispositivos. Confira!

Carregador sem fio AirPower tem seu projeto novamente cancelado, entenda
Apple

Carregador sem fio AirPower tem seu projeto novamente cancelado, entenda

Ao que parece, o projeto do carregador sem fio AirPower foi cancelado novamente. Entenda os motivos e o que teremos no mercado com a mesma proposta.