Assim como na França com o caso dos fones de ouvido e a lei que obriga as fabricantes a colocar um "kit viva-voz" na caixa dos celulares, no Brasil o Procon-SP decidiu cobrar da empresa o carregador que não está mais vindo na embalagem do iPhone 11, XR e SE. Além disso, como já havia sido anunciado durante o evento de lançamento, a "maçã" não irá incluir carregadores na caixa do iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

Durante uma entrevista com o jornal "O Globo", o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, disse:

"A venda separada do aparelho e do carregador é uma inovação que pode configurar prática abusiva, pois um precisa do outro para ter utilidade."

De acordo com Fernando, a Apple poderia estar praticando venda casada ao vender seus celulares sem o carregador. Agora a Apple tem 72 horas para responder as seguintes perguntas levantadas pelo Procon-SP:

  • Por que a empresa decidiu vender o iPhone sem o adaptador de tomada na caixa?
  • Qual é o preço de um carregador oficial adquirido de forma separada?
  • Quanto tempo a bateria leva para ser recarregada com esse carregador?
  • Como funcionará a garantia se o cliente adquirir o iPhone e o acessório em datas diferentes?
  • O consumidor pode usar outros carregadores com o iPhone?

Carregador para iPhone vendido pela Apple no Brasil custa R$219

Embora a Apple ainda não tenha respondido as questões feitas pelo Proncon-SP formalmente, a empresa já tem a resposta para estas dúvidas publicamente. Segundo a Apple, o motivo pelo qual a companhia deixou de incluir o carregador na caixa de seus celulares foi devido ao fato de que seus clientes já possuem carregadores, tornando assim o acessório "desnecessário". Segundo a "maçã", a ação é a mais correta a ser tomada para reduzir a geração de lixo eletrônico e evitar que haja mais impactos.

Evidentemente é complicado engolir a desculpa da Apple dada acima como justificativa para retirar o carregador da caixa dos iPhones. Obviamente, a empresa considerou em suas palavras somente os clientes já existentes, mas e os novos? Além disto, considerando que um usuário de iPhone compre os novos celulares lançados, ele terá que comprar além do carregador, um cabo novo, já que a maioria dos iPhones (excluindo o iPhone 11 Pro e Pro Max) possuem carregador com conector USB-A (agora os iPhones 12 vem com cabo USB-C).

Atualmente a Apple vende o carregador USB-C para iPhones de 20W por R$219. O produto possui garantia de 1 ano contra defeitos de fabricação contando a partir da data da compra de acordo com o site.

A vice-presidente de marketing do iPhone, Kaiann Drance, diz:

"Ainda é possível usar seus cabos Lightning antigos e qualquer um dos adaptadores de tomada que funcionam… encorajamos você a usá-los também".

Quando ao possivel dano causado por carregadores de terceiros no iPhone do usuário, a Apple diz que a bateria dos iPhones "foi projetada para manter até 80% da sua capacidade original por 500 ciclos completos de carga". Caso a bateria venha a apresentar algum defeito dentro do período de 1 ano, a empresa irá realizar a troca.

O que você acha da atitude da Apple para com seus consumidores e futuros clientes? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!