O iPhone X foi o primeiro smartphone da Apple a trazer a tecnologia Face ID para os dispositovos da marca, e pôs fim ao uso do Touch ID, que é o reconhecimento por impressão digital. Desde então, os novos lançamentos, incluindo os iPhone XR , XS e XS Max e, mais recentemente, iPhone das linhas 11 e 12, vem com a tecnologia de reconhecimento facial. Isso sem mencionar os iPads que também utilizam o Face ID.
Mas o que fazer se o Face ID parou de funcionar e seu iPhone ou iPad se recusa a desbloquear? Neste artigo, explicamos as possíveis soluções a serem tentadas antes de você levá-lo a uma assistência técnica autorizada da Apple.
Atualize seu iOS
Quando o FaceID foi lançado, surgiram alguns bugs que a Apple já corrigiu. E a Apple está corrigindo sempre os bugs, a cada nova versão do seu sistema operacional. Portanto, para que seu aparelho esteja 100%, é sempre bom manter o iOS atualizado.
Para atualizar o iOS, faça o seguinte:
- Vá no menu AJustes do iPhone.
- Clique em "Geral";
- Agora clique em "Atualização de Software" e aguarde que o iPhone busque por atualizações;
- Se aparecer uma atualização disponível, clique em "Baixar e Instalar";
- Insira seu código de desbloqueio;
- Aguarde para que a atualização seja baixada;
- Instale a atualização do sistema;
O Face ID é dependente da câmera frontal do seu iPhone, e se a lente e a matriz do sensor estão obscurecidas, ou qualquer outro problema esteja acontecendo, o iPhone não conseguirá reconhecer seu rosto.
Além disso, verifique se a capa de proteção do seu aparelho não está tampando o campo de visão, ou se a película de vidro está trincada e prejudicando a câmera.
Se seu aparelho for um dos modelos de iPad Pro 2018 ou superior, e você estiver usando ele no modo paisagem, há a possibilidade de que seus próprios dedos estejam obscurecendo as câmeras. (O dispositivo deve informar se este é o problema, com uma seta aparecendo na tela apontando para a câmera obscura.)
No caso do iPhone, só é possível usar o ID Facial no modo retrato, portanto, certifique-se de segurá-lo na orientação vertical e não inserir os seus dedos sob a câmera.
Também existe a possibilidade de que a sua câmera esteja sendo prejudicada por um display sujo. Neste caso, faça uma limpeza rápida na tela do seu iPhone, com um pano seco de microfibra ou outro que não solte fiapos.
Verifique as configurações do Face ID
Se o seu iPhone é novo ou você atualizou recentemente o sistema operacional iOS, pode ser que as configurações do Face ID não estejam corretas. Neste caso, faça o seguinte:
- Vá no menu Ajustes;
- Clique em Face ID e Código;
- Insira o código de desbloqueio do iPhone;
- Verifique se o recurso está habilitado, e se todas as opções na seção "Usar o Face ID para:" estão ativadas.
Cheque seu rosto
Embora o Face ID seja bastante eficiente em reconhecer suas características faciais, existem alguns detalhes que podem impedi-lo de fazer isso com perfeição. Um bom exemplo são os óculos de sol ou as máscarás de proteção contra o coronavírus, que bloqueiam os raios infravermelhos e impedem o funcionamento do sensor TrueDepth.
Nestes casos, basta você retirar os seus óculos ou a máscara (faça isso com segurança, segurando a máscara pelas laterais e faça isso longe de outras pessoas). Da mesma maneira, remova qualquer outra coisa que esteja obstruindo seu rosto.
Nota: Se você estiver usando uma máscara devido ao Coronavirus, há uma maneira de configurar o ID Facial para desbloquear seu iPhone. Leia: Como usar o ID facial para desbloquear um iPhone com máscara.
Redefina o Face ID
Se as dicas acima não funcionaram com você, uma das possibilidades é redefinir o Face ID, ou seja, apagar o antigo e criar um novo. Para fazer isso, faça o seguinte:
1. Vá no menu Ajustes
2. Clique em "Face ID e Código";
3. Clique em "Refedinir Face ID";
4. Agora, clique em "Configurar Face ID";
5. Uma nova janela será aberta, e você precisará mover a cabeça lentamente, conforme orientado pelo iPhone, enquanto ele examina seus traços faciais;
6. Após a primeira passagem, toque em "Continuar" e repita o processo;
7. Quando tudo estiver pronto, toque em Concluído e veja se agora você consegue desbloquear o dispositivo normalmente.
Redefina o iPhone de fábrica
Se nenhum desses métodos conseguiu solucionar o seu problema, existe a opção de redefinir o iPhone de fábrica, assim deixando-o como novo. Para redefinir um iPhone, faça o seguinte:
- Acesse o Menu Ajustes;
- Clique em "Geral";
- Após, escolha a opção "Apagar Conteúdo e Ajustes";
- Você terá que inserir sua senha de desbloqueio e confirmar a operação.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.