Você quer ter certeza extra de que ninguém está espiando seus bate-papos do Facebook Messenger quando você está longe do seu iPhone? Saiba que agora o Facebook criou uma camada extra de segurança. O aplicativo em si pode ser bloqueado quando você o fecha, exigindo que você use o Face ID ou Touch ID para abri-lo novamente, assim como acontece com o WhatsApp.

Se você já hesitou em entregar seu telefone a um amigo por medo de que eles lessem suas mensagens, agora você pode bloquear seus bate-papos do Facebook Messenger no seu iPhone. Abaixo está o tutorial completo de como habilitar o novo recurso de privacidade.

Você já esteve em uma situação em que desbloqueou seu iPhone e deixou um amigo ou familiar pegá-lo emprestado, e imediatamente se arrependeu dessa decisão, temendo que a pessoa pudesse acessar seus bate-papos do Facebook Messenger? Isso agora é um problema do passado.

App Lock: Como bloquear o Facebook Messenger com o Face ID ou Touch ID?
O
Facebook está lançando um novo recurso, tecnicamente chamado de App Lock, para usuários de iPhone. Lembre-se de que você precisa configurar uma identificação facial ou de impressão digital, e uma senha no seu dispositivo móvel antes que o bloqueio do aplicativo funcione. Caso não saiba como fazer isso, veja abaixo o tutorial.

O que é Touch ID?

O Touch ID é um recurso da Apple que permite ao usuário autenticar sua identidade usando sua própria impressão digital. Em vez de inserir manualmente um PIN ou senha, o usuário pode apenas pousar o dedo no botão do Touch ID e desbloquear seus dispositivos iOS.

Além disso, o Touch ID permite fazer compras na App Store ou iTunes Store, autenticar sua identidade em aplicativos de bancos e outros. A Apple permite que você armazene até 5 impressões digitais diferentes, para que você possa compartilhar o acesso a um dispositivo entre várias pessoas, se quiser.

O desbloqueio do Touch ID é instantâneo e fácil de configurar, como você pode conferir abaixo.

Como configurar e usar o Touch ID no iPhon

Configurar o Touch ID em um iPhone é um processo único e muito fácil de fazer. Você pode configurar o Touch ID em menos de 5 minutos e dar o primeiro passo para tornar seu iPhone mais seguro.

Mas antes de mais nada, verifique qual modelo de iPhone você possui. As versões mais recentes dos iPhones possuem o hardware com Touch ID, então verifique abaixo para encontrar o seu dispositivo:

  • iPhone 5s
  • iPhone SE
  • iPhone 6 e iPhone 6 Plus
  • iPhone 6s e iPhone 6s Plus
  • iPhone 7 e iPhone 7 Plus
  • iPhone 8 e iPhone 8 Plus
  • iPhone SE 2

Se você possui algum dos aparelhos acima, você pode configurar e usar o Touch ID em seu dispositivo. O hardware do Touch ID está integrado ao botão inicial do dispositivo, portanto, toda vez que você pressiona o botão inicial, está tocando o hardware do Touch ID. Veja como configurar e usar o Touch ID em um iPhone.

  1. Abra o aplicativo Ajustes no seu iPhone.
  2. Vá em Touch ID e senha.
  3. Se você tem uma senha ou PIN definido em seu dispositivo iOS, você deverá digitá-la.
  4. Se você não tem uma senha no momento, precisa criar uma nova antes de configurar o Touch ID. Toque na opção Ativar senha para continuar.
  5. Em seguida, toque em Adicionar uma impressão digital. O dispositivo pede que você coloque o dedo no botão Home e o levante quando ouvir uma vibração.
  6. Continue levantando e descansando seu dedo para que sua impressão digital seja lida pelo botão Touch ID.
  7. Depois de concluído, a próxima etapa é ajustar sua digital. O leitor vai coletar as bordas externas de seus dedos, para que o dispositivo tenha uma leitura completa de sua impressão digital.
  8. Depois de concluído, sua impressão digital agora está registrada em seu iPhone.

Agora você pode desbloquear seu iPhone usando a impressão digital que acabou de configurar.

O que é Face ID?

Desde o iPhone X, a Apple removeu o recurso Touch ID dos iPhones e o substituiu por um recurso conhecido como Face ID. Como o nome sugere, o Face ID permite ao usuário desbloquear seu dispositivo iOS usando seu rosto como meio de autenticação.

A Apple afirma que o Face ID é uma tecnologia melhor e mais segura em comparação ao Touch ID, e oferece muitas vantagens. Ao contrário do Touch ID, que fica no botão Home, na parte inferior do dispositivo, o Face ID é um conjunto de câmeras e sensores alojados na parte superior das telas do iPhone.

Meu iPhone tem Face ID?

O recurso Face ID foi lançado em 2017. Desde então, a Apple lançou vários modelos de iPhones que vêm com o Face ID, permitindo que você desbloqueie seus dispositivos iOS com Face ID e também faça compras. Aqui está uma lista de iPhones com ID facial:

  • iPhone X
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max

Como configurar e usar o Face ID no iPhone

Ativar e configurar o Face ID no seu iPhone é um processo muito simples. Seguindo este guia simples para configurar o Face ID no dispositivo iOS, você pode começar a usar o Face ID para desbloquear seu iPhone em minutos. Aqui está como:

  1. Abra o menu Ajustes em seu iPhone.
  2. Toque na opção ID facial e senha. Se solicitado, digite a senha do dispositivo para continuar.
  3. Toque em Configurar ID facial.
  4. Segure seu dispositivo na posição vertical na orientação Retrato, na frente de seu rosto, a cerca de 25 a 20 centímetros de distância.
  5. Toque em Primeiros passos para prosseguir.
  6. Posicione cuidadosamente seu rosto dentro da visualização do quadro circular e mova lentamente a cabeça em um movimento circular para completar o círculo.
  7. Depois de terminar a primeira verificação, toque em Continuar.
  8. Siga as instruções na Etapa 6 novamente pela segunda vez.
  9. Toque em Concluído quando tiver concluído as etapas.

Se você ainda não configurou uma senha para o seu dispositivo iOS, você terá que configurar uma agora para ter um método alternativo para o Face ID, caso o Face ID não reconheça seu rosto.

Como bloquear o aplicativo Facebook Messenger em seu dispositivo

Depois de configurar o método de autenticação, você pode ativá-lo imediatamente para uso no aplicativo Facebook Messenger. Para ativar ou desativar o bloqueio do aplicativo no Messenger, faça o seguinte:

  1. Abra o Facebook Messenger.
    Não esqueça de atualizá-lo na App Store.
  2. Toque na sua foto de perfil no canto superior esquerdo.
  3. Toque em Privacidade e depois clique em Bloqueio do aplicativo.
    App Lock: Como bloquear o Facebook Messenger com o Face ID ou Touch ID?
  4. Toque em Exigir Face ID ou Exigir touch ID para ligar e desligar.
  5. Selecione quando bloquear o Messenger após sair do aplicativo (Se imediatamente, após 1 minuto, 15 minutos ou 1 hora).
    App Lock: Como bloquear o Facebook Messenger com o Face ID ou Touch ID?

Quando quiser responder a mensagens ou chamadas do Messenger, toque na notificação e o bloqueio do aplicativo pedirá sua impressão digital ou seu Face ID.

Você ainda pode ver notificações de mensagens e chamadas do Messenger quando ele está bloqueado, embora possa desativar as visualizações do Messenger. Para isso, vá em Ajustes > Notificações > Pré-visualizações e selecione 'Sempre', 'Quando Desbloqueado' (Padrão) ou 'Nunca'.

App Lock: Como bloquear o Facebook Messenger com o Face ID ou Touch ID?

O App Lock no Messenger vai vir para Android?

O App Lock deve chegar ao Android "nos próximos meses" - permitindo que os usuários do Android bloqueiem seus chats atrás de um método de autenticação.

O WhatsApp para iOS já oferece suporte ao recurso Face ID / Touch ID

No ano passado, o serviço de bate-papo do Facebook, WhatsApp, foi atualizado com autenticação biométrica. A atualização permitiu que os usuários do iPhone travassem o WhatsApp em seus smartphones ativando o Face ID ou Touch ID.

Confira como usar o bloqueio por Touch ID ou Face ID no WhatsApp.