O WhatsApp recebeu na versão 2.19.20 um novo recurso de segurança para dispositivos iOS. Agora, os usuários de iPhone e iPad podem bloquear o aplicativo usando a biometria em seus dispositivos - Touch ID ou Face ID, dependendo dos recursos do dispositivo. Adicionar o bloqueio exige que você se autentique novamente toda vez que abrir o aplicativo, mesmo que o iPhone não esteja bloqueado. É um recurso muito bom, se você é o tipo de pessoa que empresta o celular para outras pessoas, ou tem amigos intrometidos e parentes que querem ver suas conversas particulares e fotos sem ser convidado.

Ativar este recurso também é incrivelmente fácil. Quando tentar acessar o app, será necessário inserir sua impressão digital ou desbloquear com o seu rosto. Isso acaba tornando um pouco mais demorado seu acesso às mensagens, ou seja, você não as verá "imediatamente" como antes, mas é a opção mais segura que você poderia ter.

Há um problema, no entanto: Mesmo com o bloqueio de tela, você pode responder diretamente às mensagens recebidas por meio de notificações, e atender a chamadas de voz recebidas sem desbloquear o aplicativo. A medida em que alguém pode explorar essas lacunas é limitada: se você tentar acessar outra parte do aplicativo através da tela de chamada de voz, será solicitado que você desbloqueie o aplicativo. O mesmo se aplica ao seu histórico de bate-papo com notificações de texto. Ainda assim, o fato é que, mesmo com esse recurso, o aplicativo não está completamente bloqueado.

Mas há uma maneira de impedir que usuários não autorizados ignorem o bloqueio do aplicativo em notificações de texto. Basta desativar as visualizações de mensagens nas Preferências do Sistema do iOS, assim você evita que alguém responda a seus bate-papos fora do WhatsApp e, por extensão, impede que outras pessoas leiam suas conversas na barra de notificações.

Como bloquear o WhatsApp no ​​iPhone

Passo 1: Abra o WhatsApp no ​​seu iPhone. Toque na guia Configurações, localizada na parte inferior, seguida de Conta > Privacidade > Bloqueio de tela. 

Passo 2: Você encontrará a alternância para ativar o touch ID ou o bloqueio facial aqui. A opção dependerá de qual iPhone você possui. O iPhone X e os mais recentes terão a opção de ativar o Face ID, enquanto o iPhone 8 e mais antigos verão a opção para ativar o touch ID.

Quando você ativa essa alternância, você terá a opção de bloquear ou não o WhatsApp imediatamente após sair ou após 1 minuto, 15 minutos ou uma hora. Selecione o seu tempo preferido.

Depois disso, sempre que você tentar abrir o WhatsApp, primeiro terá que confirmar sua identidade usando o touch ID ou Face ID. Observe que, embora o próprio WhatsApp seja bloqueado, você ainda pode continuar respondendo às mensagens do WhatsApp a partir do Central de Notificação, como antes.

Há uma desvantagem, é claro: Agora você não conseguirá ler as mensagens das pessoas num piscar de olhos, mas se realmente desejar manter suas conversas em segredo, você provavelmente não deveria ter esse recurso ativado, de qualquer maneira. Infelizmente, não parece haver uma maneira de forçar o WhatsApp a verificar sua impressão digital ou seu rosto antes de aceitar uma ligação pelo aplicativo.

Mesmo com essa exposição, um bloqueio de aplicativo biométrico é uma grande melhoria de segurança para o WhatsApp. Esperamos que mais aplicativos iOS adotem essa melhoria de segurança ou, melhor ainda, que a Apple adicione bloqueios biométricos específicos de arquivos ou aplicativos para iOS a nível do sistema.

Quando o aplicativo está bloqueado, se o iPhone não reconhecer o rosto ou a impressão digital, os usuários podem, alternativamente, optar por digitar sua senha do iPhone para abrir o WhatsApp. 

Esta atualização também trouxe a possibilidade de fazer o download de figurinhas para WhatsApp individuais em um pacote de adesivos, em vez de fazer o download do pacote inteiro. Basta selecionar um pacote de adesivos, tocar e segurar o adesivo desejado e, em seguida, tocar em Adicionar a Favoritos no painel pop-up. 

O download do WhatsApp é gratuito para iPhone e está disponível na App Store. [Link Direto]