Tudo indica que a Apple está planejando apostar tudo no desenvolvimento de hardware e, após trocar processadores Intel por ARM64, possivelmente agora caminha para o desenvolvimento suas próprias GPUs.

Uma imagem retirada de um vídeo (4'40") do site para desenvolvedores da Apple, intitulado "Bring your Metal app to Apple Silicon Macs" destaca o fato de que futuros Macs baseados em ARM usarão "GPUs da Apple", o que apenas nos faz imaginar que para Macs com a nova arquitetura, GPUs de terceiro não serão utilizadas.

Trecho do vídeo na página para desenvolvedores da Apple mostra Apple GPU

Por três gerações, começando com o A11 Bionic, a Apple utilizou sua microarquitetura de GPU personalizada sobre as soluções PowerVR da Imagination Technologies e, agora, a mesma abordagem pode ser seguida.

O primeiro exemplo de capacidade das GPUs da Apple pode ser representado em um teste de benchmark anterior, em que a GPU de 8 núcleos da A12Z Bionic venceu as iGPUs Ryzen 5 4500U e Core i7-1065G7, mas os números não chegaram a ser expressivos, em um teste OpenCL.

É possível que as baixas pontuações obtidas pelo A12Z Bionic se devam à camada de tradução Apple Rosetta 2, pois outro relatório de benchmark revelou que os núcleos de desempenho do chipset estavam apenas sendo utilizados, e não os núcleos de eficiência.

Felizmente, o A12Z Bionic não será encontrado em um futuro Mac; está presente apenas no Mac mini e é destinado aos desenvolvedores para testar seus aplicativos.

Enfim, o primeiro Mac baseado na nova arquitetura ARM só deve chegar no final deste ano para os usuários, com relatórios afirmando que o mesmo terá SoC de 12 núcleos personalizado, onde haverá oito núcleos de desempenho emparelhados com quatro de eficiência.

Esse SoC (System on Chip) personalizado da série A de 12 núcleos e ainda sem nome definido, pode trazer uma GPU ainda mais capaz do que a encontrada no próximo A14 Bionic do iPhone 12.

Obviamente que só descobriremos mais detalhes sobre os planos da Apple nos próximos meses, mas a perspectiva de ver GPUs próprias da Apple em funcionamento nos deixa ansiosos para o resultado geral de performance dos Macs com ARM64 que chegarão ao mercado.