Estava bom de mais para ser verdade. Existem duas questões a se considerar aqui. Primeiro, a Apple parece estar depreciando o Boot Camp inteiramente para seus Macs baseados em ARM.

Em vez disso, a empresa espera que os usuários executem todos os sistemas operacionais alternativos em máquinas virtuais dentro do sistema. A Apple demonstrou isso durante sua palestra na WWDC 2020 executando o Debian 10 no Parallels Desktop.

A segunda questão é com relação ao próprio Windows 10. Embora a Microsoft tenha uma versão baseada em ARM do Windows 10, atualmente a empresa a licencia apenas para OEMs para pré-instalar em seus dispositivos. Atualmente, a Microsoft não tem planos de vender versões ARM do Windows 10 diretamente aos clientes.

Existem problemas em utilizar máquinas virtuais? Alguns, principalmente ligadas a performance do sistema. É necessário saber como o Windows 10 rodará em máquina virtual dentro dos Macs já que sua versão compatível com processadores ARM não chegam às mãos de usuários finais.

Mas existe um problema, a capacidade de executar aplicações x86 do Windows 10 no Mac, logo, não parece haver nenhuma maneira de executar o Windows padrão no macOS baseado em ARM.

Muitos usuários de Mac usam o Boot Camp ou o software de virtualização para executar o Windows para determinados aplicativos ou jogos e isso neste momento não poderá ser feito.

Teremos que esperar e acompanhar essa transição. Ainda estamos a meses de distância desses dispositivos baseados em ARM. Além disso, a Apple confirmou que os Macs baseados em Intel não vão desaparecer, então existe essa opção. Pelo menos, por um tempo.