Tudo indica que a Apple está planejando apostar tudo no desenvolvimento de hardware e, após trocar processadores Intel por ARM64, possivelmente agora caminha para o desenvolvimento suas próprias GPUs.

Uma imagem retirada de um vídeo (4'40") do site para desenvolvedores da Apple, intitulado "Bring your Metal app to Apple Silicon Macs" destaca o fato de que futuros Macs baseados em ARM usarão "GPUs da Apple", o que apenas nos faz imaginar que para Macs com a nova arquitetura, GPUs de terceiro não serão utilizadas.

Trecho do vídeo na página para desenvolvedores da Apple mostra Apple GPU
Trecho do vídeo na página para desenvolvedores da Apple mostra Apple GPU

Por três gerações, começando com o A11 Bionic, a Apple utilizou sua microarquitetura de GPU personalizada sobre as soluções PowerVR da Imagination Technologies e, agora, a mesma abordagem pode ser seguida.

O primeiro exemplo de capacidade das GPUs da Apple pode ser representado em um teste de benchmark anterior, em que a GPU de 8 núcleos da A12Z Bionic venceu as iGPUs Ryzen 5 4500U e Core i7-1065G7, mas os números não chegaram a ser expressivos, em um teste OpenCL.

É possível que as baixas pontuações obtidas pelo A12Z Bionic se devam à camada de tradução Apple Rosetta 2, pois outro relatório de benchmark revelou que os núcleos de desempenho do chipset estavam apenas sendo utilizados, e não os núcleos de eficiência.

Felizmente, o A12Z Bionic não será encontrado em um futuro Mac; está presente apenas no Mac mini e é destinado aos desenvolvedores para testar seus aplicativos.

Enfim, o primeiro Mac baseado na nova arquitetura ARM só deve chegar no final deste ano para os usuários, com relatórios afirmando que o mesmo terá SoC de 12 núcleos personalizado, onde haverá oito núcleos de desempenho emparelhados com quatro de eficiência.

Esse SoC (System on Chip) personalizado da série A de 12 núcleos e ainda sem nome definido, pode trazer uma GPU ainda mais capaz do que a encontrada no próximo A14 Bionic do iPhone 12.

Obviamente que só descobriremos mais detalhes sobre os planos da Apple nos próximos meses, mas a perspectiva de ver GPUs próprias da Apple em funcionamento nos deixa ansiosos para o resultado geral de performance dos Macs com ARM64 que chegarão ao mercado.