A Counterpoint Research, empresa especializada em análise de mercado, divulgou um novo relatório sobre as vendas de smartphones topo de linha durante o primeiro trimestre de 2020. Os dados mostraram que a Apple conseguiu deixar para trás suas maiores concorrentes, ou seja, Samsung e Huawei.

Durante o período analisado, o iPhone 11 foi o smartphone mais vendido, somando uma participação de mercado de 30%, seguido pelo iPhone 11 Pro Max, iPhone 11 Pro e iPhone XR, com 9%, 7% e 6%, respectivamente. A última posição foi conquistada pelo Huawei Mate 30 Pro 5G, que conseguiu apenas 3%.

Smartphones topo de linha mais vendidos no primeiro trimestre

OnePlus e Xiaomi são destaques na Europa

O relatório também mostra o panorama geral do mercado de flagships, com a Apple liderando em todas as regiões, exceto na China, onde a Huawei ainda está no topo. Olhando a Europa, podemos notar que a Samsung conseguiu "agarrar" o segundo lugar e, surpreendentemente, temos a OnePlus em terceiro.

Se pararmos para pensar, esse é um feito impressionante considerando que a OnePlus é uma marca relativamente nova, com apenas 6 anos de existência. Ainda assim, ela conseguiu vender mais smartphones que a Huawei em um mercado tão importante como a Europa.

Panorama geral do mercado de smartphones no primeiro trimestre

A Counterpoint Research não confirmou, mas é bastante provável que a queda da gigante chinesa esteja relacionado ao fato dos seus smartphones recentes não possuírem os serviços do Google instalados de fábrica, isso por conta das sanções impostas pelos Estados Unidos.

Na Europa, a Huawei também foi ultrapassada pela Xiaomi, que tem conseguido crescer de uma forma supreendente fora da China nos últimos anos, entregando modelos com especificações interessantes e preços atrativos.